Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola ganha primeira academia da modalidade

Álvaro Alexandre - 26 de Setembro, 2016

O torneio de partidas rápidas de 5 minutos foi de 9 jornadas e contou para ranking da Fide.

Fotografia: Jorna dos Desportos

O país ganhou no sábado, em Luanda, a primeira academia de xadrez, denominada Tubarõeszinhos. Situada no município de Belas, a academia, foi inaugurada pelo presidente do Progresso do Sambizanga, Paixão Júnior.

A referida academia é constituída de duas salas de projecções com capacidade de trinta e cinco pessoas, uma sala de jogos, um escritório é uma cafeteiria.

A academia de xadrez é a sequência do projecto xeque -mate, xadrez nas escolas do bi -campeão africano júnior, o angolano Erickson Soares " Tubarão ".A referida instituição vai receber crianças e adultos que, no acto de inscrição, deverão pagar cinco mil Kwanzas e uma mensalidade de quinze mil.

Na cerimonia estavam mais de cinquenta pessoas, na sua maioria afectas a modalidade, entre dirigentes e ex –praticantes, bem como jogadores das selecções nas mais distintas categorias.Angola é uma das referências da modalidade no continente, onde tem gravado os nomes de xadrezistas como  Eugénio Campos, Alexandre Nascimento, Abílio Ribeiro, Amorim Agnelo, João Francisco entre outros.

TORNEIO
Oliveira conquista
Memorial Santos Júlio


O Mestre Internacional (MI), Luciano Oliveira, da EPAL, foi ontem, no restaurante Nelson Eventos do Luanda Sul, em Viana, o grande vencedor da II edição do Memorial Santos Júlio em xadrez. O torneio de partidas rápidas de 5 minutos foi  de 9 jornadas e contou para ranking da Fide.A vitória no Memorial Santos Júlio foi construída com seis triunfos, um empate e uma derrota. As partidas foram acompanhadas pelo árbitro Francisco Andrade. O ponto perdido foi na segunda ronda, diante do Edivânio Domingos, do 1º de Agosto, e a divisão do ponto foi  na última jornada, diante do Edivaldo Gama, do Progresso Sambizanga.

As vitórias foram conseguidas diante do Carlos Jorge (da Escola Xadrez Viana "João Júlio"), José Mateus (do Núcleo Rangel), Denilson Santos (da Macovi), Tobias Nandjungo (do Núcleo Rangel), CM João Simões (da EPAL), CM Cambando José (do Progresso Sambizanga) e MI David Silva (Progresso Sambizanga). O Mestre Internacional (MI) Luciano Oliveira, da EPAL, após a conclusão da IX e última jornada do Memorial Santos Júlio 2016 ficou na primeira posição com 7,5 pontos. O xadrezista Edivânio Domingos, do 1º de Agosto, quedou-se na segunda posição com 7 pontos.

Na classe feminina, a Alexandra Domingos, da Macovi, foi a melhor classificada com 3 pontos. Depois seguiram a Lutuima Dialupuna, da Macovi, com 4,5 pontos; Joana Constantino, da Macovi, com 4,5 pontos Ednásia Júnior, da Macovi, com 3 pontos; Valquíria Rocha, do 1º de Agosto, com 3 pontos; Ângela Domingos, da Macovi, com 2 pontos e por último a Engrácia de Jesus, do 1º de Agosto, com 0 pontos.