Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola garante presença em Baku

Álvaro Alexandre - 23 de Agosto, 2016

Selecões Nacionais seniores, em ambos sexos, nas Olimpíadas

Fotografia: José Cola

A campanha de sensibilização promovida pela direcção da Federação Angolana de Xadrez (FAX), ao sector empresarial angolano e não só, obteve resultados positivos e garante a participação das Selecões Nacionais seniores, em ambos sexos, nas Olimpíadas da modalidade, prova a decorrer de 1 a 14 de Setembro, na cidade de Baku, Azerbaijão.

A direcção da Federação Angolana de Xadrez assegura a presença da equipa base. "De momento, não há afastamento de nenhum atleta. Dividimos o grupo em dois, devido as disponibilidades financeiras de momento. Fica o segundo grupo a depender do resultado dos contactos em curso, para obtenção de patrocínios", disse.

Dada a resolucão tardia dos 70 por cento dos valores necessários. Apenas, conseguimos lugares para o dia 1 de Setembro e a chegada ao palco de competições no dia seguinte. Portanto, não vamos a tempo de participar na cerimónia de abertura. As ajudas de custo estão a ser acauteladas de modos a termos o minímo e necessário", explicou.

Segundo Tito Martins, a direcção da FAX priorizou os cinco melhores classificados do última nacional absoluto. "O primeiro grupo é composto por Tito Martins, chefe da caravana, MI Adérito Pedro (campeão nacional), MI David Silva (bicampeão africano de juniores), MI Erickson Soares, MF Cristiano Aguiar, MI Esperanca Caxita (bicampeã africana de juniores, MI Maria Domingos (vice campeã africana de juniores, Delfina João (bicampeã nacional de juniores, e Domingas Tavares, campeã nacional de juniores", optou.

A outra parte, aguarda pelo um gesto milagroso da sociedade empresial, que desenvolve actividade comercial no país. "O segundo grupo é constituído por José Junqueira, vice presidente para as Relações Internacionais da FAX, Manuel Pedro, secretário permanente da FAX, Vicente Silva, presidente da Associação Provincial de Xadrez da Huila, CM João Simões,da EPAL, e Luzia Guimarães, da Macovi", esparançado.

Alcançar o topo do xadrez africano é a meta definida para as Olimpíadas de Azerbaijão.

ANGOLA PARTICIPA
NO CONGRESSO DA FIDE


O presidente da Comissão Técnica Nacional confirmou que Angola marca presença na Assembleia Geral da Federação Internacional de Xadrez, aprazada para o próximo mês, na cidade de Baku. "Sim.

Estaremos bem representados no Congresso pelo vice-presidente para as Relações Internacionais da FAX, José Junqueira. Uma vez que o presidente da FAX, Aguinaldo Jaime, vai participar na qualidade de VIP da FIDE. Na reunião da FIDE vamos defender o maior apoio para o xadrez nas escolas e para a massificação do xadrez nacional. Uma vez que a FIDE tem verbas para estas rubricas e acesso a material (jogos e relógios) a preços bonificados", garantiu.
AA