Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola garante presença na China

Melo Clemente - 29 de Maio, 2014

Jogos Olímpicos da Juventude.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional masculina de basquetebol de 3+3 qualificou-se para os Jogos Olímpicos da Juventude, com palco este ano em Nanjing, República Popular da China, depois de ter batido anteontem, na final o Egipto, por 21-15, em Gaberone, Botswana.Com a medalha de ouro conquistada, os pupilos de Elvino Dias carimbaram o passe de acesso aos Jogos Olímpicos da Juventude, competição onde os angolanos vão procurar subir ao pódio.

O seleccionador nacional mostrou-se satisfeito com a conquista da medalha de ouro e consequentemente  o apuramento aos Jogos Olímpicos da Juventude."Foi uma partida difícil, mas felizmente conseguimos neutralizar os egípcios e conquistamos a medalha de ouro.

Vamos continuar a trabalhar porque queremos aparecer em grande nos Jogos Olímpicos da Juventude", asseverou o seleccionador nacional, Elvino Dias.De acordo o seleccionador nacional, Angola tem todas as possibilidades de subir ao pódio nos Jogos Olímpicos da Juventude.
"Se nos prepararmos convenientemente tenho a plena convicção de que  podemos subir ao pódio", disse.  Já no sector feminino, as angolanas não foram para além do sétimo lugar, após derrota diante da Argélia, por 7-15.As egípcias conquistaram a medalha de ouro, após vencerem na final a similar do Mali, por expressivo 17-4.

JOGOS  DE INVERNO
Cracóvia recusa candidatura


A cidade polaca da Cracóvia recusou em referendo a candidatura aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2020, com quase 70 por cento de votos contra, anunciou ontem dirigentes do município da Croácia..“Este resultado marca o fim de todas as iniciativas de lançar a candidatura à organização dos Jogos de Inverno. O não foi claro”, afirmou à agência AFP um porta-voz da câmara municipal de Cracóvia.O município organizou um referendo entre os habitantes da cidade, cuja esmagadora maioria rejeitou a candidatura, no âmbito de uma parceria entre a Polónia e a Eslováquia.

Em Janeiro, Estocolmo retirou-se da corrida. Três meses depois, o governo norueguês recusou financiar o projecto de candidatura de Oslo.Com estas desistências, mantêm-se as candidaturas de Pequim na China, Almaty no Cazaquistão, e Lviv na Ucrânia, aos Jogos Olímpicos de Inverno de 2020.As cidades finalistas vão ser anunciadas pelo Comité Olímpico Internacional (COI) durante a reunião do comité executivo, entre 7 e 9 de Julho, em Lausana, na Suíça.Um ano depois, a 31 de Julho em Kuala Lumpur, o COI anuncia a cidade anfitriã dos Jogos de Inverno de 2020.