Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola joga plo aqutico

Rosa Panzo - 19 de Junho, 2018

Já se joga pólo aquático em Angola. A estreia aconteceu, ontem, no tanque de 50 metros da piscina do Alvalade em Luanda, com a realização de um torneio quadrangular. Participaram do evento as equipas do 1º de Agosto, Escola da Nossa Senhora da Anunciação, Bombeiros e Piscina do Alvalade.
No primeiro torneio, os Bombeiros venceram o 1º de Agosto por 2-0 e a Escola da Nossa Senhora da Anunciação venceu a Piscina do Alvalade por 3-0. Para terceiro lugar, o 1º de Agosto venceu a Piscina do Alvalade por 3-0. No jogo de consagração, Bombeiros venceram a Escola da Nossa Senhora da Anunciação por 2-1.
No final do evento, o membro da comissão organizadora da primeira edição do Torneio de Pólo Aquático, Cláudio Brandão, disse que o nível competitivo foi \"razoável\". No próximo ano, perspectiva-se a criação da primeira selecção nacional.
\"Os nossos atletas já são grandes profissionais e só precisam de aperfeiçoar mais a prática do pólo aquático, para atingirem grandes performances competitivas. Estamos focados no trabalho\", disse.
O Pólo Aquático é um desporto colectivo, praticado em piscina que devem ter entre 20 e 30 metros de comprimento; entre 10 e 20 metros de largura e, no mínimo, dois metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina, é colocada uma baliza de 3 metros de largura e 90 centímetros de altura. É disputado por duas equipas. As equipas são formadas por sete jogadores de linha (que actuam na partida) e seis suplentes. As tocas são usados para diferenciar cada equipa. Os guarda-redes devem usar tocas vermelhas.
O Pólo Aquático foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres, Inglaterra. Existem relatos que indicam que o desporto era praticado desde o século XVIII, principalmente, na Inglaterra e na Escócia.