Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola passa às "meias" no campeonato africano

Álvaro Alexandre, em Nabeul - 03 de Abril, 2013

Angolanos ocupam segunda posição

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção nacional masculina de cadetes assegurou ontem, no ginásio de Couverte de Tarzaka, na cidade tunisina de Nabeul, a passagem para as meias-finais do Campeonato Africano de Ténis de Mesa. Angola ocupou, com dois pontos, a segunda posição do grupo B, liderado pelo Egipto com cinco.

Os angolanos confirmaram a passagem para outra fase da prova, após terem derrotado ontem a Selecção da África do Sul, por 3-0. O conjunto orientado pelo professor chinês Ming Qiang Wang venceu na primeira jornada a Argélia, por 3-0, e na segunda ronda perdeu com o Egipto, por 0-3.

No grupo B, o Egipto terminou com cinco pontos, seguido de Angola com dois, e da África do Sul com um. A Argélia segue em quarto com um.

As meias-finais disputam-se hoje, às 10h30, no pavilhão de Tarzaka. Angola conhece apenas hoje o seu adversário, logo que for concluída a jornada do Grupo A.
Três selecções congéneres podem ser adversárias de Angola nas meias-finais. Em função dos últimos resultados, a equipa angolana pode jogar com Congo Brazzaville, Costa do Marfim e Tunísia.

Em juniores, os angolanos não conseguiram transitar para a outra fase. A formação comandada por Ming Qiang Wang quedou-se na terceira posição do grupo A, com 4 pontos. Para a outra fase passaram Egipto, vencedor do grupo com  6 pontos, e a Nigéria, segundo classificado com 4 pontos. A última posição foi ocupada por Marrocos, que não pontuou.
Álvaro Alexandre, em Nabeul


FEMININOS
Equipa de Cadetes defronta a Nigéria


A selecção nacional de cadetes femininos defronta hoje, às 12 horas, no ginásio Couverte de Tarzaka, a formação da Nigéria, na primeira partida das meias-finais do Campeonato Africanos da categoria.

A outra meia-final  vai ser disputada entre os conjuntos da Argélia e do Egipto, à mesma hora.

As mesatenistas Ruth Tavares e Isabel Albino, integrantes da selecção nacional, dominaram o grupo A. Na primeira empreitada despacharam a África do Sul, por 3-0 e com o mesmo resultado bateram a Argélia e o Marrocos.

A classificação do grupo A foi a seguinte: 1º Angola (6), 2º Argélia (5), 3º África do Sul (4) e 4º Marrocos (3).

O grupo B foi conquistado pelo Egipto com 6 pontos. A Nigéria ficou em segundo lugar com 5 pontos e a Tunísia em terceiro, com 4 pontos. Congo Brazzaville é o último classificado com 3 pontos.

Em juniores, a dupla Maria Salinha e Isabel Albino, da selecção nacional, não conseguiu evitar o afastamento da competição e hoje vão assistir aos jogos na bancada.

A equipa nacional perdeu contra a Nigéria por 3-0 e com o Egipto pelo mesmo resultado. O único triunfo alcançou diante de Marrocos.
O Egipto ficou em primeiro na série, com 6 pontos, seguido da Tunísia com 5 pontos. Angola ficou em terceiro com  4 pontos e Marrocos em quinto, sem nenhum ponto. Em sub-21, a selecção feminina foi eliminada na primeira fase, na qual conquistou apenas dois pontos. AA