Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola perde vaga em Quepos

13 de Novembro, 2014

Vitória do Team Náutico no Kianda Classic reduziu o número de equipas participantes

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola perde a possibilidade de inscrever mais uma equipa no Campeonato do Mundo de Pesca Desportiva do Alto Mar, que vai  decorrer em Abril, na cidade costeira de Quepos, Costa Rica. O Team Náutico, vencedor da XVII edição do Kianda Sailfish Classic,  com 22100 pontos realizados no último fim de semana, em Luanda, já está apurado para o Mundial e  anulou a possibilidade de inscrever uma outra equipa na prova de Quepos.

Com a vitória do Team Náutico, o país mantém as nove equipas inscritas. Os regulamentos do Comité Organizador do Mundial estipulam que a equipa só pode representar o concurso organizado pelo país filial da Associação Internacional de Concursos de Pesca Desportiva.

O Team Náutico já tinha ganho o direito de participar no Mundial por ser o vice-campeão nacional. Contudo, a direcção escolheu o torneio Kianda Sailfish Classic. O Tudo Fish Fishing Team, segundo classificado do concurso organizado pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda, também tem presença garantida por ser o campeão mundial. Os regulamentos restringem a participação do terceiro classificado.

O comandante do Team Náutico, Rogério Matos, explicou as razões da escolha do Kianda Sailfish Classic:  “O torneio é tradicional. Foi com este concurso que o Tudo Fish Fishing Team sagrou-se campeão mundial”, disse. Rogério Matos esclareceu outras motivações: “o torneio foi muito disputado e o número de capturas bateu todos os recordes das provas realizadas em Luanda.

Vencemos o concurso com 23 veleiros, dos quais 20 exemplares foram capturados pelo nosso pescador da categoria de juniores, Nuno Abohbot Júnior”. Rogério Matos revelou que a equipa vai homenagear o pescador Nuno Abohbot Júnior tão logo regressem do campeonato do mundo a realizar-se de 22 a 29 do corrente, no Estado de Vitória do Espírito Santo, Brasil.

“O nosso rapazito está a dar muita ‘carga’ e merece o  reconhecimento, a nossa homenagem. O jovem pescador é o principal obreiro do troféu conquistado no prestigiado torneio”, prometeu. Do grupo de representantes nacionais apurados para o Mundial de Quepos constam Tudo Fish (Campeão Mundial por equipas),  Team Kuxica (24 horas de Pesca de Luanda), Team Calulo (XV Grand Slam Sportfishing Tournament), Azarados (VII

Torneio do Aniversário do Clube Naval de Luanda), Team Release (VIII Blue Marlin Race), Tubarões Fishing Team (campeão Nacional de Pesca ao Corrico de Alto Mar ), Fishalot (II Billfish Kifofo Express), Olé (XIII Big Blue Cup) e Team Náutico (XVII Kianda Sailfish Classic). O torneio Billfish Chalenge, agendado para Dezembro, vai apurar mais um representante nacional para o Mundial de Quepos. É a última vaga do Campeonato de Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Norte.

O Campeonato de Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Sul tem três vagas abertas para o Mundial de Quepos. Os torneios Olupyto Fishing Tournament (Novembro), Hotel Restinga Fishing Tournament (Dezembro) e Sany Fishing Tournament (Janeiro) vão conferir os passes para Costa Rica.