Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola pode acolher Africano

Rosa Panzo - 17 de Maio, 2018

Agentes da modalidade vo beneficiar de refrescamento para melhorar a competitividade

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola pode acolher o Campeonato Africano de Jiu Jitsu, de 16 a 23 de Outubro, em Luanda. As novas medidas tomadas pelo Executivo liderado pelo Presidente da República de Angola, João Lourenço, agradam aos responsáveis da Confederação continental na decisão a ser tomada brevemente. A supressão de vistos de entrada facilita a maior parte dos países interessados em participar do evento.
\"Angola tem a oportunidade de realizar, pela primeira vez, o campeonato africano por ter adoptado nova postura na migração. A maior parte dos países participantes não precisam de vistos de entrada\", disse o secretário-geral da Federação Angolana de Jiu Jitsu, Pedro Emous.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, o dirigente federativo assegurou que Angola concorre com as Ilhas Maurícias, um dos fortes candidatos a realizar o campeonato Africano.
\"O maior impasse que pesa na aprovação da candidatura de Angola na Conferência são os custos das unidades hoteleiras. O assunto ficou por ser analisado e receberemos as respostas brevemente\", disse.
Pedro Emous reiterou que \"os custos dos hotéis em Angola não são baratos\", comparativamente aos das Ilhas Maurícias.
Angola apresentou a candidatura para realizar o certame em 28 de Novembro de 2017, mas só foi aprovada a 27 de Abril do ano corrente na Conferência da União Africana que decorreu em Mogadíscio.
Pedro Emous informou que aguarda a anuência do Ministério da Juventude e Desportos para accionarem os mecanismos de organização. Uma resposta negativa vai facilitar a escolha das Ilhas Maurícias.
\"Amanhã, vamos remeter o caderno de encargos ao Ministério da Juventude e Desportos e marcar uma audiência com a ministra Ana Paula de Sacramento Neto para esclarecimentos e acertar os detalhes\", disse.
 
FORMAÇÃO
Técnicas de Arbitragem e Regras Internacionais  são temas do seminário de capacitação de atletas, treinadores e árbitros de jiu-jitsu a decorrer nos dias 23 e 24 do corrente na sala de reuniões do CPA.
Durante dois dias, cerca de 160 candidatos vão ter aulas práticas no pavilhão anexo da Cidadela no período da tarde.
O secretário-geral da Federação Angolana de Jiu-Jitsu, Pedro Emous, apelou a todos os agentes desportivos afectos à modalidade a participar do seminário.
\"As aulas de refrescamento vão ser úteis no campeonato nacional previsto para o dia 26 do corrente\", justificou.
O certame conta com candidatos das províncias de Luanda, Namibe, Benguela, Cuando Cubango, Cuanza Norte, Malanje, Cabinda e Huambo.