Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola pode falhar Zonal de Gaberone

Álvaro Alexandre - 29 de Abril, 2013

Xadrezistas nacionais podem perder a oportunidade de aumentar o Elo

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais de seniores de xadrez cancelaram a viagem prevista para hoje ao Botswana, para participar nos campeonatos da FIDE África, previstos de 1 a 8 de Maio, no Oásis Motel, na região de Tlokweng, em Gaberone. O trânsito para Joanesburgo está cancelado por falta de autorização do Ministério da Juventude e Desportos.

O secretário executivo da Federação Angolana de Xadrez (FAX), Manuel Pedro, afirmou que hoje vão dar entrada do documento de recurso ao Ministério de tutela. “Não encontrámos razões plausíveis do lado do Ministério, para a não autorização da deslocação da delegação angolana ao Zonal de Gaberone. A participação de Angola na prova do Botswana é sem dispêndio financeiro do Estado. Todas as despesas são suportadas pela Federação. No recurso que vamos dar entrada no Ministério, voltamos a explicar as condições da viagem”, disse.

O dirigente da FAX assegurou que vão remarcar a viagem para amanhã à tarde. “Esperemos que haja bom senso da parte do Ministério, no sentido de poderem emitir o documento que autorize a viagem para Gaberone. Com a autorização na mão, estamos em condições de embarcar na terça-feira e evitamos chegar tarde ao local da competição”, disse.

Manuel Pedro disse que “já se tornou rotina nos últimos anos a chegada tardia da delegação angolana, com uma ou duas jornadas de atraso, o que tem prejudicado a posição no ranking internacional”.


DIRIGENTE CONSIDERA DELEGAÇÃO EXAGERADA

O Director Nacional dos Desportos, António Gomes “Toni Estraga”, disse que a Federação solicitou autorização para uma delegação exagerada. Outro motivo evocado é a falta de definição dos objectivos pretendidos no certame do Botswana. A lista enviada ao Ministério da Juventude e Desportos contém 14 membros. O vice-presidente Francisco Briffel foi confiado pela FAX para chefiar a caravana e tem como outros membros o Mestre Internacional Armindo Sousa (técnico da selecção masculina), Francisco Andrade (técnico da selecção feminina), Valdemar Sousa (técnico adjunto) e os atletas João Simões (EPAL), Luciano Oliveira (EPAL), Sérgio Miguel (1º de Agosto), Cambando José (Polivalente Aldanuel), Tito Agostinho (1º de Agosto), Sónia Rosalina (EPAL), Irineia Gabriel (1º de Agosto), Maria Domingos (Macovi), Delfina João (Macovi) e Esperança Caxita (Macovi).

A primeira jornada do Zonal de Gaberone disputa-se na quarta-feira, no Oásis Motel de Tlokweng, contando com as presenças dos xadrezistas de Angola, África do Sul, Botswana, Congo Democrático, Ilhas Comores, Ilhas Maurícias, Ilhas Seicheles, Lesoto, Madagáscar, Malawi, Moçambique, Namíbia, Swazilândia, Zâmbia e Zimbabwe. AA


ADÉRITO PEDRO
Angolano defronta uruguaio
no torneio José Capablanca


O Mestre Internacional Adérito Pedro defronta hoje, no Hotel Riviera, na Praça da Revolução de Havana, Cuba, o MF do Equador, Mauro Aucay, na partida referente à VI jornada do 48º torneio internacional de xadrez.

Com diferenças mínimas na tabela de classificação, os dois xadrezistas estão com dois pontos. O angolano ocupa a 75ª posição, enquanto o equatoriano está na 83ª. A vantagem de Adérito Pedro pode catapultá-lo a outras posições. Nas partidas anteriores, Adérito Pedro perdeu por falta de comparência diante do cubano MI Alexey Fernandez, na segunda jornada, depois de beneficiar de folga na primeira jornada. Na terceira jornada, arrancou uma vitória ao MF cubano Yoana Gonzalez e perdeu os dois jogos subsequentes com o GM cubano Sandro Pozo e MF cubano Alejandro Yanes.

Na partida de ontem, Adérito Pedro não teve arcaboiço para suplantar o atleta cubano no jogo da quinta jornada. A experiência de Yanes ditou a vitória com muita facilidade no 30º tabuleiro. Noutras partidas da jornada, o MI espanhol Santiago Gonzalez venceu o GM cubano Yuri Gonzalez, GM chileno Ivan Morovic ganhou ao MI cubano Carlos Obregon, GM cubano Lazaro Bruzon empatou com o MF cubano Ermes Espinosa, GM holandês Robin Swinkels derrotou o MI cubano Hector Delgado e o MI António Hevia perdeu com o cubano Alexey Fernandez.

À entrada da sexta jornada, o MI espanhol Torre Gonzalez (2446) lidera a competição com 4,5 pontos seguido de MI cubano Alexey Fernandez (2453), MI cubano Diasmany Otero (2471), GM chileno Ivan Morovic (2560) e GM holandês Robin Swinkels (2522), com quatro pontos cada um. ÁLVARO ALEXANDRE