Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola prepara zonal do Malawi

19 de Fevereiro, 2018

Fotografia: Edies Novembro

A Selecção Nacional de natação cumpre um intenso programa preparatório, com sessões diárias, na piscina do Alvalade, em Luanda, com vista a participação da 16ª edição do Campeonato da Zona IV a disputar-se de 21 a 24 de Março no Malawi. Orientada por Cláudio Brandão, o grupo tem a difícil missão de melhorar a classificação a nona posição, alcançada na edição anterior.
Para aumentar a rodagem competitiva, o reduzido número de atletas são submetidos a trabalhos tácticos e técnicos, consubstanciado em rápidas, viragens e velocidade.
O seleccionador nacional Cláudio Brandão assegurou \"mais contactos com atletas que apresentam boas performances para completarem a lista de convocados\". Nas competições continentais, o número de participantes é determinante na aquisição de pontos e de medalhas.
\"Não tivemos bons resultados nas últimas duas edições por levarmos um número reduzido de nadadores. Angola não participou de algumas provas por falta de atletas\", disse.
Cláudio Brandão justificou que as selecções adversárias apresentaram-se com 30 a 40 atletas.
\"Os nossos atletas profissionais, como Salvador Gordo, Rafaela Santos e outros, fizeram bem o seu trabalho, conquistaram medalhas e bateram recordes internacionais, mas estavam em número inferior para evitar o quinto e o nono lugares para Angola\", disse.
Projectam o zonal do Malawi, os atletas Daniel Francisco, Catarina Sousa, Lucas Silva, Gilberto Silva, Barbosa Santos, Francisco Teixeira, Tiango Zocolo e Osvaldo Zocolo. A selecção vai ser chefiada pela Secretária Geral da Federação Angolana de Natação, Filomena Simões e a viagem está prevista para o dia 19 de Março.
Na liderança do ranking da zona IV está a África do Sul, seguida do Zimbabwe, Namíbia, Ilha Maurícias, Botswana, Ilhas Seychelles, Moçambique, Angola e Quénia.