Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola presente em fórum internacional

10 de Maio, 2013

Leonel da Rocha Pinto, representa desde ontem África no II Conselho Consultivo de África, América

Fotografia: Jornal dos Desportos

O também presidente do Comité Paralímpico Angolano (CPA) seguiu no período da tarde de quarta-feira para o palco da reunião, que vai produzir um relatório sobre o estado do desporto adaptado no mundo, analisar o plano estratégico de desenvolvimento e organização dos próximos eventos desportivos. De acordo com a fonte da Angop, cada representante continental vai fazer uma abordagem geral das acções realizadas a nível interno e, entre as preocupações, Leonel Pinto vai defender a atribuição da bolsa paralímpica para os atletas adaptados.

O representante africano ao fórum leva ainda para a mesa de debates a questão da adesão dos países à Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Angola aderiu à Convenção em Novembro de 2012, deixando a lista de mais 40 países (13 africanos) que ainda não a tinham ratificado, de um total de 194 estados membros.

Outra questão que a África vai apresentar prende-se com o facto de vários estados demonstrarem maior sensibilidade em relação ao desporto para pessoas que necessitam de cuidados especiais, resultado de encontros de aproximação entre a direcção do Comité Paralímpico Africano e governos continentais.   

A Zâmbia, Namíbia, Ruanda e Zimbabwe são exemplos disso pelo empenho, nos últimos anos, em prol da inserção na sociedade do deficiente também pela via do desporto, além de Angola, tido como exemplo pela maneira como o Estado assumiu como prioridade a actividade desportiva adaptada.
Este encontro realiza-se três vezes por ano, mas a primeira reunião relativa a 2013 aconteceu excepcionalmente por ocasião da disputa dos jogos paralímpicos de Londres 2012 (em  Setembro), aproveitando a presença de todos os membros.