Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola presente no congresso da CIPS

Álvaro Alexandre - 10 de Abril, 2016

Fernando Santos vai participar da Assembleia Geral da Federação Internacional de Pesca Desportiva

Fotografia: Dombele Bernardo

O presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva, Fernando Santos “Fefé”, vai participar de 14 a 17 do corrente, na cidade de Setúbal, Portugal, do Congresso da  Confederação Internacional de Pesca Desportiva (CIPS) e na Assembleia Geral da Federação Internacional de Pesca Desportiva - Mar (FIPS-M).

Sem propostas concretas para apresentar nos dois eventos internacionais, Fernando Santos descartou a possibilidade de concorrer para o cargo que responde pelos assuntos africanos. A transformação económica e financeira do país não facilita assumir o cargo.

“Havia uma proposta de avançar com a candidatura para assumirmos a política de desenvolvimento da pesca desportiva em África. A crise financeira, que o país está atravessar, não permite que assumamos tamanha responsabilidade”, disse.O presidente da Federação Angolana de Pesca Desportiva (FAPD) esclareceu que o país vai centralizar mais a atenção na comissão de trabalho em que está inserido.

“Vamos limitar a participar dos debates das comissões de trabalho e, como somos membros da Comissão do Ambiente, Conservação e Unidade de Relações Públicas, vamos estar mais engajados no nesse painel”, justificou.A Federação Internacional de Pesca Desportiva-Mar (FIPS-M) é integrada por 40 países membros. Os dois eventos vão contar com os representantes de Angola, Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Croácia, Inglaterra, Espanha, França, Gibraltar, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Kuwait, Luxemburgo, México, Montenegro, Namíbia, Holanda, Nicarágua, Paraguai, Polónia, Portugal, São Marino, Arábia Saudita, Escócia, Senegal, Eslovénia, África do Sul, Suíça, Suazilândia, Tunísia, Peru, Estado Unidos da América e País de Gales.

A cerimónia de abertura do Congresso da Confederação Internacional de Pesca Desportiva (CIPS) está marcada para as 18h00 da próxima quinta-feira, no hotel Sado de Setúbal. A Assembleia Geral da Federação Internacional de Pesca Desportiva-Mar (FIPS-M) e Montagem Mouche FIPS está agendada para sexta-feira, às 9h00, no mesmo local.Os debates dos assuntos aprovados por uma prévia agenda de trabalho estão previstos para sábado.

O período da tarde está reservado para o passeio turístico. O país anfitrião seleccionou algumas áreas, tais como: Convento e Igreja de Jesus, Convento da Arrábida, Serra da Arrábida e Caves José Maria da Fonseca.A FIPS-M é liderada pelo alemão Waldheim Hubert e integra a Comissão Técnica, que responde pelos eventos desportivos como Big Game Fishing, Shore Angling, Pesca barco, entre outros.