Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola procura passe para as meias-finais

21 de Agosto, 2014

Manuel de Sousa, justificou a chegada tardia dos seus atletas à província da Lunda Sul e promete corrigir os erros para despontar nas próximas partidas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A Selecção Nacional de andebol em cadetes feminino defronta hoje a similar da Coreia do Sul em partida que pontua para a segunda jornada da fase preliminar do torneio dos Jogos Olímpicos de Nanjing, China. As comandadas de Luís Chaves precisam de vencer para fugir à última posição do grupo e  arredadas das meias finais.

Ontem, no primeiro jogo do grupo A, a Selecção Nacional perdeu diante da Rússia por 21-34, com já desfavoráveis 12-20, ao intervalo. Seis equipas divididas em dois grupos, A e B disputam a prova. As duas primeiras de cada grupo seguem para a disputa das meias-finais, enquanto as últimas de cada grupo discutem uma classificativa, a duas mãos, pelo quinto lugar.

No grupo B estão a jogar as selecções nacionais do Brasil, China e Suécia. Recordar que a Selecção Nacional estreiou ontem um novo selecionador, Luís Chaves, em virtude do afastamento, no princípio do mês, de Quinteiro Teresa.

Quinteiro Teresa dirigiu a selecção no Campeonato do Mundo, da Macedónia, de 20 de Julho a 3 do corrente, onde obteve o 21º lugar. Luís Chaves foi então seu adjunto. Além do andebol Angola está representada nos jogos, também pelo atletismo.
S.C

JOGOS ESCOLARES
Huambo supera Uíge

A selecção júnior de futebol da Huambo  derrotou ontem a sua congénere do Uíge, por 4-0, no campo do Santo António, arredores da cidade de Saurimo,  na abertura das competições da VIII edição dos Jogos Nacionais Escolares que decorrem na província da Lunda Sul. Ao reconhecer a superioridade do adversário, que dominou a partida, o técnico da equipa do Uíge, Manuel de Sousa, justificou  a chegada tardia dos seus atletas à província da Lunda Sul e promete corrigir os erros para despontar nas próximas partidas.

O seu homólogo do Huambo, Hélder Henriques, elogiou a prestação da sua equipa, e aposta num trabalho sério para atingir resultados positivos nos jogos posteriores. No basquetebol, série  A, a selecção do Bié foi superior à sua homóloga do Uíge ao derrotá-la, por 62-37, durante o jogo realizado no campo anexo à Escola de Formação de Professores EFP. Em femininos, o Bengo venceu a anfitriã da Lunda Sul por 23-11. Em andebol, série B, masculinos,  a Província do Bié venceu o Cuando Cubango por 29-12.

Em femininos, a agremiação do Huambo superou a da Lunda Sul por dois pontos de diferença ao fixar o resultado em 23-21. A selecção da Lunda Sul averbou outra derrota, ao perder com a de Benguela por  19-11, em masculinos. O técnico da Lunda-Sul, Augusto Baliza, argumenta que a  falta de rodagem e a inexperiência dos pupilos esteve na base da derrota.
JOÃO SALVO
e JOAQUINA MUNJI, em Saurimo