Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola procura passe para Tquio

Rosa Panzo - 29 de Fevereiro, 2020

Fotografia: Jornal dos Desportos

Angola participa do Campeonato Africano de Natação a disputar-se de 16 a 19 de Abril, em Durban,  África do Sul,  com objectivo de carimbar o passe de acesso aos Jogos Olímpicos de Tóquio\'2020. A maior festa do desporto mundial realiza-se de 24 de Julho a 9 de Agosto do ano em curso.
Os atletas angolanos necessitam de obter os mínimos "A" para o passe directo a Tóquio. Nesse momento, o país não tem nenhum atleta com requisitos para obter os mínimos "A", segundo Ana Lima, vice-presidente da Federação Angolana de Natação. 
"Os seis atletas seleccionados estão em condições de trabalhar para obterem os mínimos "B" que lhes dá o direito de beneficiar de convite da Solidariedade Olímpica", disse.
A dirigente assegurou que a Federação vai aguardar pelos dois convites da Solidariedade Olímpica "e os atletas com melhor performance no Campeonato Africano vão ser os beneficiários do convite".
Para missão continental, Salvador Gordo, Catarina Sousa e Henriques Mascarenhas cumprem o programa preparatório na Inglaterra, Daniel Francisco prepara-se na Espanha e Lia Lima e João Duarte trabalham em Portugal. Os atletas seleccionados residem no exterior do país e são acompanhados pelos seleccionadores locais. Lia Lima desenvolve o profissionalismo no Centro de Alto Rendimento do Rio Maior e João Duarte prepara-se no Porto.
Para orientar a selecção nacional no palco da competição africana, a Federação Angolana de Natação contratou o treinador Carlos Alberto.
Nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, a natação nacional foi representada por Mariana Henriques e Pedro Pinotes. No Rio\'2016, Pedro Pinotes e Ana Nobrega levaram a bandeira nacional.