Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola procura vitória no Mundial

30 de Junho, 2014

Angolanas querem começar a desenhar já o quadro da qualificação para a segunda fase do campeonato

Fotografia: José Soares

A Selecção Nacional júnior feminina de andebol procura alcançar a primeira vitória no campeonato do Mundo da Croácia, quando defrontar hoje à tarde a sua congénere da Holanda em jogo da segunda jornada do grupo B.

Após ter feito um bom resultado na estreia, ao perder com a forte Dinamarca por quatro bolas (30-34, com 12-15 ao intervalo), o \"sete\" nacional vê hoje na Holanda a principal a oportunidade de começar a desenhar o quadro de apuramento para a fase seguinte, uma vez que se vencer o jogo precisa de ganhar mais um, para estar entre os apurados.

O jogo equilibrado das angolanas na estreia dá motivação suficiente para uma boa partida hoje, embora também esteja motivada a Holanda que na primeira jornada bateu a Argentina por 25-23. No jogo grande da primeira ronda a Alemanha derrotou a Sérvia por 26-20, com 16-10 ao intervalo.
Para além da partida de Angola o calendário do campeonato do Mundo reserva para o grupo o confronto entre a Sérvia e a Dinamarca e Argentina-Alemanha.

No Grupo A, o mundial começou com a vitória da Noruega sobre a República Checa por 31- 18, seguiu-se a goleada da Coreia sobre o Cazaquistão, por 48-26 e a derrota do Uruguai diante da Croácia por 14-27. Na série C, a Hungria bateu o Japão por 37-19, Portugal perdeu com a França por 16-29 e a Suécia bateu o Congo Democrático por 23-15. No D, a Rússia derrotou o Brasil por 35-19. A Roménia superou a Tunísia por 35-22 e a Eslovénia venceu a China por 29-23.

DESPORTO
Director provincial
destaca importância 


O director provincial da Huíla da Juventude e Desportos, Joaquim Barbante Tyova, destacou, no município da Matala, a importância do desporto escolar como instrumento de socialização e ocupação dos tempos livres dos estudantes. Em entrevista à Angop, o dirigente disse que o desporto tem um papel determinante na vida da juventude, sobretudo no desenvolvimento psico-físico e social, por ocupar os tempos livres e evitar que essa franja se dedique à práticas incorrectas.

Conforme o responsável, o executivo está empenhado na implementação do programa de desenvolvimento do desporto e educação física, constroe infra-estruturas de apoio nas escolas e bairros das localidades. Joaquim Barbante Tyova acrescentou que este programa vai ainda permitir a massificação de diferentes modalidades desportivas, que parte da formação e promoção de novos atletas.