Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola reduzida na Taça de Portugal

Rosa Napoleão - 30 de Março, 2013

Redução do número de atletas que vão representar o país na Taça Internacional de Portugal em ginástica rítmica,

Fotografia: Jornal dos Desportos

A comissão técnica da Federação Angolana de Ginástica anunciou ontem a redução do número de atletas que vão representar o país na Taça Internacional de Portugal em ginástica rítmica, a decorrer de 2 a 9 de Abril.
Pina Serrão, primeiro vogal de direcção na Federação, disse ao Jornal dos Desportos que em princípio estavam convocados seis atletas, Ildo Manuel, Mkumba Suzana, Nilka Kodjo e Ana Mpanzo, do Petro de Luanda; Jandira Henriques e Alice Tomás, de Benguela, mas por motivos administrativos somente três podem seguir viagem.

“Infelizmente, não podemos contar com todos os bons atletas que temos. Recebemos a orientação para levar apenas três e o conselho técnico optou pelas ginastas Alice Tomás, Jandira Henriques e Sofia Coqueiro Gino, que garantem algumas hipóteses de conquistar medalhas na prova”, disse.
Para além do torneio internacional, a Federação portuguesa organiza em Maio um Open na cidade do Porto.

Naquela prova vão competir os ginastas angolanos Cleidina Corina, Julmira Tchembele, Mariceu Titake, Jojó da Cruz, José Epalanga e Horácio Pitragrós.
A última participação angolana numa competição internacional ficou marcada pela conquista de 17 medalhas, no campeonato da Zona Vi realizado na cidade de Pretória, na África do Sul, em Dezembro do ano passado.
Essas medalhas motivaram o convite da Federação portuguesa à selecção nacional.
Angola aproveita as duas competições para preparar os ginastas para os campeonatos mundiais de Setembro, na Ucrânia, e de Outubro, no Canadá.

Moxico abre Núcleo
Com o objectivo de se organizar melhor e dar outro rumo à prática da ginástica, foi criado na última quinta-feira, na cidade do Luena, o Núcleo Provincial de Ginástica, cuja direcção é presidida por Francisco Cipriano Manuel, coadjuvado por Isildo Chiuza (vice-presidente) e Domingos Paciência (Secretário-geral). O corpo gerente é aindo composto por uma comissão técnica, coordenada por Serafim Nguvulo e Edgar Joaquim (vogal), enquanto a comissão de disciplina é coordenada por Yambeno Jamba e Frederico Mafo (Vogal) e o conselho jurisdicional é dirigido por Osvaldo Cauina Miúdo e Adão Rodrigues (vogal).

No final da cerimónia, o chefe de departamento provincial do Desportos, Zeferino Menezes, que testemunhou a cerimónia, lembrou que, se tratando de uma modalidade criativa, que ajuda na concentração, movimentação corporal e desempenho cultural do praticante, o processo de massificação deve começar nas escolas, onde existe muito capital humano.

Na sua opinião, a dinamização da ginástica não se deve cingir à vertente acrobática ou artística, mas deve ser ampliada para dar possibilidade da sua generalização e prática de actividades físicas de outras variantes, como a ginástica básica, aeróbia e laboral, com vista a promover-se a inclusão social através do desporto de lazer, evitar-se o sedentarismo, desenvolver a auto-estima da população e promover a ginástica como garante de saúde da população em geral. Zeferino Menezes assegurou que, no âmbito do Programa de Investimentos Públicos (PIP) do Governo Provincial para o quadriénio 2013/2017, perspectiva-se a instalação de academias ou ginásios ao ar livre.
 DANIEL MELGAS,  EM LUENA