Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola sem rota para vitória

07 de Setembro, 2016

Mestre Internacional David Silva ofereceu ontem à equipa nacional a única pontuação

Fotografia: Jornal dos Desportos

Sem a magia para descobrir o caminho da vitória, a selecção nacional masculina continua a acumular derrotas na 42ª edição das Olimpíadas Mundiais de Xadrez, que decorre na cidade de Baku, capital de Azerbaijão. Ontem, a equipa capitaneada por Adérito Pedro voltou a perder e desta diante da República Dominicana, em partida da quarta jornada por 0,5-3,5. O meio ponto resultou do empate que o Mestre Internacional (MI) David Silva impôs ao MI dominicano Nelson Pinal Borges.

As derrotas foram acumuladas pelo MI Adérito Pedro diante de José Lisandro Munoz Santana, MI Erikson Soares sucumbiu diante do MF Carlos Paulo Jean Abreu e o MF Cristiano Aguiar perdeu diante do Candidato a Mestre (CM) Christopher Guzman.Noutras partidas, a Ucrânia venceu a Rússia por 2,5-1,5, a India derrotou a Cuba por 2,5-15, a China ganhou ao Itália, Estados Unidos da América empatou com a República Checa (2-2) e a Roménia perdeu diante de Azerbaijão por 1-3.

Hoje, para a quinta jornada, Angola defronta a Honduras no 69º tabuleiro. A selecção nacional vai tentar afugentar a onda de maus resultados.Noutros jogos, as emoções estão ao rubro entre os grandes da competição. Depois de cilindrar a Rússia, a Ucrânia defronta a China; a Holanda joga com a Bielorrússia, a Sérvia enfrenta Estados Unidos da América, Azerbaijão joga com a India e Eslovénia defronta a República Checa.Na tabela de classificação geral, Azerbaijão I e Holanda partilham a liderança com 14 pontos cada um. Mais abaixo estão a China, India, Turquia e Canadá com 13,5 pontos cada um. Angola baixou para 150ª posição com 4,5 pontos.

FEMININO
A manutenção de vitórias está difícil na selecção nacional feminina nas Olimpíadas de Azerbaijão. Ontem, Angola perdeu diante da Síria por 1,5-2,5. A vitória é da responsabilidade da MI Esperança Caxita, que cilindrou Doha Farha, e o empate da Domingas Tavares que não teve estratégia para suplantar Khalil Manar. A MI Maria Domingos e a Delfina João consentiram derrotas diante de Rosa Alkasein e Rola Al-Mahmoud.Noutras partidas, a Ucrânia derrotou a França por 3,5-0,5, a Lituânia perdeu diante do Cazaquistão por 1.5-2,5, Hungria venceu a Rússia por 1,5-2,5, India empatou com Israel (2-2), o mesmo resultado entre Azerbaijão I e a Roménia.

Hoje, para a quinta jornada, Angola defronta Marrocos, a Sérvia joga com a Ucrânia, Rússia enfrenta Cazaquistão, Israel defronta a Roménia, Azerbaijão I joga com a Alemanha e Vietname defronta a India.Na classificação geral, Sérvia, Rússia e Ucrânia lideram com 13,5 pontos cada uma. Mais abaixo estão a Roménia, Alemanha, Índia e Itália com 12,5 pontos cada uma. Angola está na 103ª posição com 6,5 pontos.