Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola termina na segunda posio

Rosa Panzo - 10 de Maio, 2015

Angolanos com boa prestao no Zonal que ontem encerrou cortinas na Piscina do Alvalade com a presena do ministro da Juventude e Desportos

Fotografia: M.Machangongo

A Selecção Nacional de Natação por categoria ocupou o segundo lugar da 13ª edição do Campeonato Africano da Zona IV, ao conquistar  61 medalhas, das quais 22 de ouro, 21 de prata e 18 de bronze, totalizando 2,143 pontos, na prova que encerrou ontem, na Piscina Olímpica de Alvalade, em Luanda.

Na classe geral em masculinos, Angola ocupou o segundo lugar com 1,139.50 pontos, ao passo que em femininos as angolanas ficaram na terceira posição, com o somatório de 1,003.50 pontos.

 De acordo com o seleccionador nacional, César Ribeiro, que falava à imprensa no encerramento do evento, Angola conseguiu melhorar a classificação e chegar onde chegou graças ao espírito de união.

" A união foi um dos aspectos fundamentais para esta conquista, tenho dito que nesta organização existiu uma pirâmide que partiu do Ministério, federação, técnicos, atletas e os encarregados de educação", disse.

Para o técnico, Angola mostrou aos seus adversários que com mais trabalho e dedicação, a Selecção Nacional  pode chegar longe e derrotar a poderosa África do Sul.

Nesta edição a Selecção Nacional aumentou 16 medalhas das 46 conquistadas em 2014 no Uganda. Na ocasião, o combinado nacional havia conseguido16 de ouro,18 de prata e  12 de bronze.  Na disputa da 13ª edição do Zonal IV, Os sul-africanos lideraram o quadro de medalhas com um total de 97, seguidos de Angola com 61. A Mauritânia quedou-se na terceira posição com 54 medalhas , a Zâmbia ficou na quarta com47 e Moçambique na quinta com 43 medalhas.

O nadador angolano, Pedro Pinotes terminou a 13ª edição do campeonato africano de natação da zona IV invencível, com um total de 10 medalhas das quais sete individuais e três nas estafetas.