Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angola treina hoje no Cair

Francisco de Carvalho - 03 de Novembro, 2015

Selecção sénior masculina realiza hoje a adaptação ao clima das terras dos Faraós

Fotografia: José Soares

A Selecção Nacional sénior masculina de voleibol de praia, realiza hoje as primeiras sessões de treino, no Cairo, palco da penúltima fase do torneio qualificativo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, que se disputa de 5 a 8 do corrente. A delegação angolana chefiada pelo director técnico da Federação Angolana de Voleibol, Morais Abreu, desembarcou nas primeiras horas de hoje (5h40 locais), depois de fazer escala ontem à noite, em Joanesburgo.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o também seleccionador nacional, Morais Abreu, disse que a viagem do grupo ao Egipto conta com apoios de pessoas singulares de boa fé, que não mediram esforços em " emprestar" dinheiro para custear as pequenas despesas inerentes à participação.

Morais Abreu assegurou: "O tratamento administrativo que se dá à ordem de saque, consome muito tempo, até à autorização do levantamento. Como chegou a hora da partida, recorremos a pessoas singulares para posterior devolução, tão logo se disponibilize a verba autorizada".

A Selecção Nacional de voleibol de praia, volta a treinar amanhã e na quinta-feira, participa da reunião técnica para conhecer os adversários de estreia. No mesmo dia, arranca a competição africana, qualificativa para o Rio'2016. Angola está inserida no grupo C, ao lado do Egipto, Gabão, Zimbabwe, República Democrática do Congo, Namíbia, Burundi e Chade.

Apenas as duas primeiras classificadas do grupo podem qualificar-se para a última fase, em que se juntam vencedores das três outras séries. A finalíssima é disputada por oito selecções, entre Janeiro e Março de 2016, em local a designar. O vencedor dessa fase, apura-se para Rio'2016 e a segunda e terceira classificadas, vão participar de um torneio pré-olímpico a realizar-se na Europa.

Morais Abreu disse que as duplas Márcio Serqueira -Éden Serqueira e Edison Figueiredo -Fábio Figueiredo estão preparados para o torneio de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio'2016. A conquista de medalha de ouro nos Jogos Africanos, em Brazzaville, é o principal condimento motivacional, segundo o seleccionador.

"Vamos lutar por uma única vaga nos Jogos Olímpicos e todos os adversários são bons", referiu.Apesar do pouco tratamento dado ao voleibol, Morais Abreu assegura, que está numa modalidade "com fortes potencialidades e com caminho para fazer um casamento com os patrocinadores".

Morais Abreu ressaltou que a Selecção Nacional pode representar o país ao "mais alto nível", como se fez em Beijing'2008, China, e "levar o nome dos patrocinadores em todos os eventos".Recorda-se, que Morais Abreu e Emmanuel Fernandes "Manucho" foram os primeiros angolanos a erguer a bandeira de Angola no torneio de voleibol de praia nos Jogos Olímpicos.


VOLEIBOL
Portugal alberga
prova de qualificação

Portugal vai receber um dos torneios do grupo D, da segunda ronda de qualificação para o Campeonato da Europa de voleibol feminino de 2017, informou ontem a federação portuguesa da modalidade.

Portugal vai ter como adversárias no grupo D, a disputar em dois torneios concentrados, as selecções da Croácia, Israel e Eslováquia. O outro torneio do grupo vai  decorrer na Croácia.O vencedor do grupo D apura-se directamente para a fase final e o segundo classificado vai disputar uma terceira ronda, sob a forma de um “play-off” (casa e fora), com o segundo classificado do grupo F.