Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas defrontam Espanholas

Silva Cacuti - 15 de Março, 2013

Sete nacional volta a estar em campo depois da participação nos Jogos Olímpicos de Londres

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional sénior feminina de andebol defronta a Espanha, terceira classificada do último Campeonato do Mundo, durante um torneio a decorrer na Coreia do Sul, de 23 a 26 de Maio. O torneio da Coreia do Sul marca o arranque da preparação da equipa nacional para o Campeonato do Mundo da Sérvia. Além das espanholas, defrontam a selecção anfitriã do torneio, Coreia do Sul (10ª classificada do último Mundial) e a Rússia (sexta). O Jornal dos Desportos apurou que o técnico Vivaldo Eduardo vai divulgar, nos próximos dias, a convocatória da equipa nacional. A participação da selecção nacional no referido torneio dominou ontem, ao princípio da noite, a reunião do conselho de direcção da Federação Angolana de Andebol (FAAND).

A Federação Coreana de Andebol vai custear os gastos com a deslocação, alimentação, alojamento e transporte interno de 16 atletas e cinco oficiais de cada equipa. A última concentração da Selecção Nacional foi para a disputa do torneio olímpico de Londres, em Agosto de 2012. Na ocasião, Vivaldo Eduardo contou com os préstimos de Luísa e Marcelina Kiala, que estão de fora dos trabalhos das respectivas equipas para a época de 2013. O treinador também não pode contar com a guarda-redes Odeth Tavares, que não está a trabalhar no 1º de Agosto. No próximo dia 20, a FAAND vai rubricar um contrato de patrocínio para todas as selecções nacionais femininas com a empresa petrolífera Total. No último Campeonato do Mundo, disputado no Brasil em 2011, a Selecção Nacional ficou na oitava posição.


INFRA-ESTRUTURAS
  
Adiamentos marcam
Provincial de Luanda


A equipa sénior feminina de andebol do Kabuscorp do Palanca pode falhar hoje a ronda inaugura Campeonato Provincial de Luanda, por falta de recinto para a efectivação do jogo com a congénere do 1º de Agosto. O Jornal dos Desportos soube junto da Associação Provincial de Andebol de Luanda (APAL) que a agremiação do Palanca se debate com dificuldades para encontrar um recinto onde possa efectuar jogos na condição de visitada. A situação foi confirmada por João Pedro “Judy”, da direcção para o andebol na formação palanquina. “Pedimos adiamento das duas primeiras jornadas, pelo menos, porque estamos com dificuldades de recintos desportivos. Até acabarem as obras nas nossas instalações, é um problema que temos. Adiamos todos os nossos jogos desde os iniciados aos seniores”, disse.

O responsável da equipa garantiu que estão a fazer contactos para encontrar um espaço para os jogos da equipa na condição de visitada.
A poucas horas do arranque da prova, o Jornal dos Desportos apurou que o Kabuscorp está ainda sem tem técnicos indicados para as equipas de seniores. José Talaya, que tinha abandonado a equipa masculina na disputa da Taça de Angola de 2012, comanda a título interino o conjunto no arranque dos trabalhos. O técnico principal vem do estrangeiro, com fortes possibilidades de que se trate de um português.

Quanto à equipa feminina, o treinador Joaquim João deu início aos trabalhos, mas também de forma interina, já que outro treinador deve ser indicado para o cargo. Para o técnico interino da equipa feminina, a escolha da direcção deve sair do mercado angolano. O arranque do campeonato provincial está manchado por excessivos adiamentos. Hoje, o Campeonato Provincial em seniores femininos não tem agendado qualquer jogo, já que a outra partida marcada, entre a Marinha e o Progresso, também ficou adiada. Em masculinos, a prova arranca hoje às 18h00, com a partida entre o 1º de Agosto e a Marinha de Guerra. Os jogos Petro de Luanda-Sporting Júnior e Visa Júnior-Kabuscorp, que também estavam previstos para hoje, estão adiados.
SILVA CACUTI