Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas fazem primeiro teste

Silva Cacuti - 23 de Novembro, 2013

O jogo amistoso é contra a equipa profissional do Krim, campeã da Eslovénia, integrada por atletas da Roménia, Brasil, Sérvia, Espanha, Alemanha, Montenegro e eslovenas, pelo que se espera que venha a dar boa réplica ao conjunto angolano.No primeiro jogo amistoso, a dupla técnica Vivaldo Eduardo-Edgar Neto deve fazer a primeira avaliação do nível competitivo e das respostas que as jogadoras mais novas, como Liliana Paixão, podem dar em jogos a este nível. O desempenho de Marcelina Kiala e de Anastásia Sibo, que partiram de Luanda condicionadas, também vai merecer atenção a especial. Com estas duas jogadoras condicionadas, o técnico fica apenas com nove atletas de campo em condições de jogar sem limitações.

Vivaldo Eduardo deve, em princípio, ressentir-se da ausência de algumas unidades, como Maria Pedro, Natália Bernardo, Marta dos Santos e Albertina Cassoma.

Ciente das limitações, o treinador angolano cancelou alguns amistosos que estavam agendados para este período para evitar desgastes e eventuais lesões. Amanhã, a Selecção Nacional vai efectuar um treino conjunto com a congénere do Brasil e, na segunda-feira, defronta as brasileiras em amistoso.O “sete” nacional vai participar num torneio onde também vão actuar as equipas nacionais da Sérvia, Croácia e, provavelmente, a Tunísia. A Selecção Nacional vai jogar a primeira fase do campeonato mundial na cidade de Zrejanin, inserida no Grupo B, ao lado da Espanha, Noruega, Argentina, Paraguai e Polónia.O primeiro objectivo da Selecção Nacional é entrar para o grupo das 12 melhores selecções mundiais, após disputa da primeira fase. No último campeonato mundial, a Angola ficou na oitava posição.