Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanas regressam da Rússia

Rosa Napoleão - 19 de Junho, 2013

Mkumba Suzana e Ania Mpanzo estagiaram para o Mundial durante duas semanas

Fotografia: Jornal dos Desportos



As atletas da selecção nacional sénior feminino de ginástica rítmica em individual, Mkumba Suzana e Ania Mpanzo, regressaram ontem ao país, depois de terem cumprido estágio de duas semanas na Rússia. As ginastas cumpriram o estágio na Rússia, no âmbito da preparação para o campeonato do mundo, de 23 de Agosto a 02 de Setembro em Kiev, Ucrânia.

Durante o estágio, as angolanas tiveram a possibilidade de poder competir com outras atletas russas e tiveram sessões de treinos específicos da competição com uma treinadora local. O treinador principal da dupla, Semba Tango, disse ao Jornal dos Desportos que o estágio foi bastante proveitoso pelo facto da Rússia ser considerada um país da elite da modalidade no mundo.

“Foram duas semanas de intenso trabalho. Tivemos o privilégio de estarmos em contacto com atletas de alta competição e realizamos, em conjunto, várias sessões de treinos. Acredito que estamos agora melhor preparados para esta competição. Não estou a menosprezar o trabalho que temos feito cá, mas a verdade é que no exterior existe uma série de condições de treinos que facilitam a aprendizagem das técnicas aos atletas”, disse.

O programa de preparação da Selecção Nacional de Ginástica Rítmica para o mundial compreende uma segunda etapa, na qual está previsto o embarque das mesmas ginastas (Ania Mpanzo e Nkumba Suzana) para Moscovo, na primeira quinzena de Julho, com a finalidade de cumprir um estágio de duas semanas. As duas atletas que pertencem a equipa do Petro de Luanda estão a ser acompanhadas pelo técnico Semba Tango, pela fisioterapeuta, Elsa Lialunga e pelo chefe da delegação, Rubens de Carvalho. A selecção nacional integra mais oito ginastas da classe de conjuntos, que se encontram a trabalhar na província de Benguela e que se vão juntar as da classe individual no final da preparação.