Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolano brilha na Jupiler League

01 de Fevereiro, 2014

Jovem central angolano (à direita) com o Agente FIFA Xavier Cassoma pretende vestir a camisola dos Palancas Negras

Fotografia: Jornal dos Desportos

O defesa central Luís Pedro, do FC Emmen da segunda divisão holandesa, está a realizar uma “excelente” época futebolística, um ano depois de ter sido contratado ao SC Veendam.

Luís Pedro da Silva Ferreira cumpre a primeira temporada no FC Emmen, depois da boa época protagonizada (2012/2013), ao serviço do SC Veendam, onde disputou 24 jogos como titular em 34 jornadas. Com a Jupiler League (designação oficial do campeonato holandês da segunda divisão) já na sua 20ª jornada (terceira da segunda volta), o jovem malangino realizou todos os jogos como titular, o que faz prever um ano em grande.

A boa época que Luís Pedro realiza ao serviço do FC Emmen está a “agitar” as hostes do seu antigo clube, o FC Groningen. De acordo com o agente FIFA Xavier Cassoma, que acompanha a carreira do futebolista, existe um grande interesse dos dirigentes do clube da primeira divisão holandesa em ter novamente o angolano nos seus quadros.

Luís Pedro fez a sua estreia no principal campeonato holandês na época 2011/2013, nessa altura disputou só quatro jogos, por ter contraído uma grave lesão, foi cedido posteriormente por empréstimo ao SC Veendam, isso na temporada 2012/2013.

A transferência do FC Groningen para o SC Veendam foi proveitosa para Luís Pedro. O atleta cumpria o último ano de contrato com o Groningen, realizou uma época extraordinária, o que lhe valeu uma proposta do FC Emmen. “ À semelhança da época passada, em que representou o SC Veendam, este ano o Luís Pedro está a realizar igualmente uma grande época. Foi titular nos 20 jogos disputados até agora na Jupiler League. A boa prestação dele nos dois últimos anos tem sido alvo de interesses dos dirigentes do FC Groningen”, disse Xavier Cassoma.

O empresário informou que Luís Pedro tem como objectivo representar a selecção nacional de futebol de honras nos próximos compromissos. O desejo foi manifestado há dias, pelo jogador, no contacto que manteve com o agente FIFA.

Xavier Cassoma assegurou que o jovem defesa de 22 anos de idade, natural da província de Malanje, promete continuar a trabalhar com determinação e elevar os seus níveis competitivos para merecer a confiança do futuro seleccionador nacional.

“O Luís Pedro está muito confiante. Ele promete trabalhar muito mais, pois a sua nova meta passa por representar a selecção nacional de honras, a partir dos próximos compromissos. Acredito que o mesmo consiga atingir os seus objectivos, porque tem realizado excelentes épocas nos últimos anos”, disse. 


ANDERLECTH   
Central rejeitou
proposta belga


O angolano Luís Pedro esteve próximo de representar o Anderlecth da Bélgica. O futebolista em função das excelentes exibições protagonizadas num Torneio Internacional de Sub-18, em que foi distinguido como o melhor jogador, recusou uma proposta do clube belga para representar a sua equipa principal.

Contudo, o central angolano preferiu ficar na Holanda, assinou contrato com o FC Groningen, por três anos.

O contrato firmado entre Luís Pedro e o FC Groningen, clube em que fez a sua formação futebolística, durou dois anos, devido ao empréstimo na época de 2011/2013 ao SC Veendam.

A transferência para o FC Emmen deixou Luís Pedro satisfeito, pois, tem proporcionado um crescimento do ponto de vista competitivo ao futebolista angolano, o que acaba por ser um benefício, não obstante ser um clube que compete na Jupiler League (segunda divisão), pois ele sempre esteve animado por competir na Premier League (primeira divisão).

Luís Pedro realizou uma grande temporada em 2012/2013, ou seja, em 34 jogos, disputou 24 como titular naquela que foi a sua segunda época como sénior.