Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolano corre em Nova York

01 de Novembro, 2015

De 38 anos, Ivan Issaca já participou no ano passado na maratona de Boston, tendo cortado a meta. O consulado de Angola naquele Estado norte americano forneceu ao atleta amadora bandeiras nacionais para que esse possa ostentar as cores nacionais naquela prova.

Issaca participou na sexta-feira, na parada das Nações, uma cerimónia que antecede essa maratona, trajando as cores nacionais.

O queniano Wilson Kipsang, ex-recordista mundial (2:03.23 em Berlim’2013) e já com seis maratonas corridas a menos de 2h05m, é o grande favorito na prova masculina, podendo repetir o êxito de há um ano. Na prova estará também o segundo de 2014, o etíope Lelisa Desisa.

Também  na classe feminina as quenianas e etíopes são as principais candidatas aos primeiros lugares da corrida feminina. A grande favorita é a queniana Mary Keitany, vencedora da prova em 2014 e que foi 2.ª em Londres este ano. No lote das candidatas estão ainda Priscah Jeptoo, vencedora em Londres e Nova Iorque em 2013, as etíopes Tigist Tufa, este ano vencedora em Londres, Aselefech Mergia ou ainda a estreante Sally Kipyego, segunda nos 10.000m dos Jogos de Londres’2012. Curioso o despique europeu entre as duas portuguesas, a campeã da Europa de 2014, a francesa Christelle Daunay (já com 40 anos), a italiana Anna Incerti e a letã Jelena Procopkuca (39 anos), vencedora em Nova Iorque em 2005 e 2006.