Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolano falha Jogos Olímpicos

Rosa Panzo - 15 de Dezembro, 2015

Manuel Lelo falha Jogos Olímpicos 2016

Fotografia: Dombele Bernardo

O velejador angolano Manuel Lelo falhou a qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao fraquejar na última regata da classe Laser Standard, do Campeonato Africano disputado nas águas argelinas. A um ponto de obter o passe de acesso, Lelo não teve forças para superar o velejador do Egipto, nesse fim de semana, e a última vaga para a África qualificou o Egipto.

Em reacção ao fracasso na competição africana, Manuel Lelo assegurou que manteve a postura de alta de competição e lutou como um felino.
"Nessa prova, lutei como um leão, mas o egípcio foi mais forte na última regata da competição, quando eu estava a um ponto da qualificação",disse.

Manuel Lelo reconhece as qualidades do seu colega. Para si, o adversário "defendeu bem a vantagem e só teve de andar um lugar atrás" do angolano.
Após falhar a qualificação ao Rio'2016, Manuel Lelo ergueu a cabeça e sente-se orgulhoso por dignificar a imagem do país. “Infelizmente não foi possível realizar o grande sonho de estar nos Jogos Olímpicos de 2016. Dei o meu melhor, mas não foi possível levantar as cores da nossa bandeira o mais alto possível. Contudo, estou orgulhoso por representar o nosso país com dignidade", disse.

Manuel Lelo já está a esboçar o projecto de trabalho para marcar presença nos Jogos Olímpicos de Japão'2020. As ilações tiradas no campeonato africano servem de mola impulsionadora para qualificar o país durante a olimpíada de 2016-2020. Apesar da derrota, Manuel Lelo agradece "a Deus" por lhe dar este momento na sua vida, à sua família, ao clube que sempre o apoiou e a toda gente que directa ou indirectamente lhe deram apoios. "A todos, o meu obrigado", agradeceu.

No Campeonato Africano de Argélia, Manuel Lelo esteve acompanhado pelo vice-presidente dos Desportos Náuticos para a Vela, Nuno Gomes, e o seleccionador português, Pedro Pinto.