Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolano lidera ranking mundial

01 de Abril, 2019

Victor Hugo dos Santos lidera o Ranking da Federao Internacional de Jiu-Jitsu

Fotografia: Jos Soares | Edies Novembro

Com 840 pontos, o angolano Victor Hugo dos Santos lidera o Ranking da Federação Internacional de Jiu-Jitsu, na versão brasileira, na época 2018/2019. A ascensão ao topo acontece num momento em que Angola se prepara para participar do Campeonato do Mundo, a realizar-se de 24 a 26 de Abril, em Abu Dhabi.O feito do desportista da Academia Z1, categoria Leve, faixa roxa, nos 76 quilogramas, resulta do fruto da pontuação obtida ao longo de uma “tournée”. O angolano participou de várias competições internacionais com objectivo de pontuar para o Mundial.O tunisino Ahmed Laaribi, 780 pontos, é o segundo colocado, enquanto o inglês Akeem Khan, 720 pontos, ocupa a terceira posição.  

A lista de Ranking de 1261 atletas integra ainda os angolanos Omar de Sousa, da Academia “Z1” (17º colocado com 560 pontos), Alfredo Jacques, da mesma Academia (32º com 400 pontos) e Mário António, da Academia Matílha (57º com 200 pontos). O último da classificação é o brasileiro William Sales com 5 pontos.Não é a primeira vez que Angola lidera o Ranking Mundial. Desde que o Jiu-Jitsu, na versão brasileira, começou a impor-se no país no ano de 2004, Omar de Sousa esteve no topo da lista em 2017.Victor Hugo dos Santos é igualmente líder do Ranking africano. Colocou em posições subalternas Ahmed Laaribi, da Tunísia (780 pontos), e Acharaf Elhazime, do Marrocos (720 pontos).

Victor Hugo dos Santos conquistou vários títulos internacionais na época de 2018/19, com  destaque o Campeonato Africano (África do Sul) e Grande Slam (Março em Abu Dhabi). No mesmo mês, foi vice-campeão de um torneio em Málaga, Espanha. O actual campeão provincial de Luanda e nacional, na categoria “leve, faixa roxa”, nos 76 kg, Victor dos Santos, nasceu em Luanda há 21 anos. É finalista do Curso de Economia da Universidade Lusíada de Angola.