Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos ascendem no Ranking

27 de Janeiro, 2016

Jovens angolanos voltam a constar entre os mil melhores do mundo depois da readmissão do país às competições internacionais

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os tenistas angolanos Eduardo Morais e Fernando André ascenderam a mais duzentos lugares no ranking da Federação Internacional de Ténis (ITF), soube o Jornal dos Desportos do director técnico da Federação Angolana de Ténis, João Sanda.Eduardo Morais, na categoria de cadetes, saiu da posição 800 para 691, enquanto Fernando André (juniores) deu o salto do lugar 1200 para 972. Fruto destas subidas, os dois tenistas estão automaticamente apurados para o campeonato africano de juniores, a decorrer de sete a 14 de Fevereiro próximo na Tunísia.

"A subida dos nossos dois atletas no ranking da ITF é resultado das suas participações nos circuitos africanos, o que contribuiu muito o esforço feito pela direcção da Federação ao propiciar as condições para que estivessem em várias provas dentro do continente", ressaltou o director técnico.João Sanda considera uma "mais-valia" a conquista destes resultados, porquanto "os atletas têm a oportunidade de participar directamente, sem passarem por fases de qualificação, no campeonato africano a decorrer na Tunísia de 7 a 14 de Fevereiro".

Segundo o responsável técnico da FAT, "o objectivo é continuar a trabalhar para a subida no ranking da ITF e melhorar a classificação na prova, além de fazer com que mais atletas entrem para o ranking e participem dos circuitos internacionais".Recorde-se que os angolanos regressaram aos circuitos africanos, no ano passado, após a liquidação da dívida que o país tinha com os organismos internacionais, nomeadamente, a Confederação Africana de Ténis (CAT) e Federação Internacional (ITF). Em função disso, no ano passado, o país recebeu a visita de um alto responsável da ITF, 13 anos depois, que prometeu apoios à Federação para a massificação e a revitalização do programa mini-ténis.
 
KIKUXI ESTAGIA
NA ÁFRICA DO SUL

Atletas do Kikuxi Vila Club estagiam desde segunda-feira na Universidade de Pretória, África do Sul, visando a participação no campeonato nacional da presente época desportiva. Um dirigente, um treinador e oito atletas compõe a delegação da equipa angolana.Em declarações ao Jornal dos Desportos, antes da viagem, o chefe da missão, João Almeida, assegurou que o clube tem como objectivo aumentar os níveis técnicos e tácticos. Vários jogos de controlo com atletas da Academia de Soweto estão confirmados.

"Os jogos amistosos vão permitir melhorar a condição atlética e aumentar o ritmo competitivo para as provas nacionais e provinciais", disse João Almeida.Para além do chefe da missão, a delegação é composta por José de Almeida (treinador) e os atletas  Edvilges Tuluca, César Manaças, Marcelo Redes, Níria Calunga, Otília Epalanga, Maria Tuluca, Biurca Bento e Gabriela Martins.O Kikuxi Villas Club existe há três anos e já conquistou os campeonatos nacionais nas categorias de  Sub-12, Sub-14 e Sub-15.