Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos batem recordes nacionais

Rosa Panzo - 04 de Setembro, 2015

Atleta, angolano superou as marcas nas distâncias

Fotografia: Jornal dos Desportos

Daniel Francisco bateu três recordes nacionais da categoria de juvenil no campeonato do mundo de júnior de natação, que decorreu de 25 a 30 de Agosto, em Singapura. O atleta angolano superou as marcas nas distâncias de 100m livres e 50 metros bruços e costas.

Na primeira competição, Daniel Francisco cronometrou em 58s20 e bateu a marca de João Matias:58s25. O atleta juvenil fez o tempo de 32s37 na segunda prova e bateu a marca de João Matias, que era de 32s70, e estabelecida em 2002. Para fechar o campeonato do mundo, Daniel Francisco quebrou o seu próprio recorde ao estabelecer 27s58 na prova de 50 metros costas.

Os Estados Unidos da América dominou o Mundial de Singapura ao totalizar 973 pontos, seguido da Rússia com 755 e da Austrália, com 699 pontos. Participaram do campeonato 680 atletas juniores com idade abaixo dos 16 anos em representação de 87 países.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, a seleccionadora nacional Maria Andrade considerou positiva a participação de Angola. A treinadora disse que os dois representantes nacionais atingiram os objectivos definidos.

"Os nossos atletas bateram recordes nacionais, o que me deixa satisfeita. Apesar de competirem com atletas mais experientes, Daniel Francisco e Luyane Costa competiram desinibidos e melhoraram as suas marcas", disse.