Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos disputam final hoje

18 de Setembro, 2013

Jovens Eduardo Morais e Paixão Fernando brilham no Circuito da África Austral de sub-14

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os tenistas angolanos de sub-14, Eduardo Morais e Fernando André, disputam hoje, a partir das 8h00, no Barrett’s School Court, a final da primeira fase do Circuito da África Austral, que decorre em Gaberone, Botswana. Com a presença na final dos dois atletas, Angola está apurada como cabeça-de-série da segunda fase que arranca no próximo sábado em Maputo.

Com uma trajectória irrepreensível, os tenistas angolanos passaram por vários adversários para atingirem a final. O campeão nacional da categoria, Eduardo Morais, venceu no primeiro jogo o tswanês Tlhokomelang Kago por 6/1 e 6/0; passou depois também pelo tswanês Ndedele Best por 6/0 e 6/1, derrotou nos quartos-de-final o namibiano Gawanab Dantago, por 6/0 e 6/4, e venceu ontem nas meias-finais o zambiano Mehluli Sibanda por 6/4 e 7/5.

Paixão Fernando, vice-campeão nacional de sub-14, derrotou inicialmente o moçambicano Nhavene Armindo por 6/3 e 6/3, beneficiou da desistência de De Beer Anaury, da Mauritânia, derrotou nos quartos-de-final o namibiano Scweiger Paul por 6/0 e 6/0, e nas meias-finais despachou o zimbabweano Chigazira Tadiwa por 6/0 e 6/0.

Hoje os dois angolanos, que estão sob orientação técnica de Eugénio Santos, protagonizam a grande final que confere a Angola a primazia de ser cabeça-de-série da segunda fase deste circuito internacional, que se disputa em Maputo.

Além dos atletas de sub-14, integra a delegação Roque Baltazar, da categoria de sub-12, que foi eliminado na primeira fase após derrota frente ao tswanês Holmes Tato por 6/0 e 6/1.
Os angolanos viajam quinta-feira para a África do Sul em trânsito para Maputo, onde a partir do próximo sábado começam a disputar a segunda fase.