Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos dominam no primeiro dia

Álvaro Alexandre - 09 de Outubro, 2016

Os atletas angolanos conseguiram silenciar a

Fotografia: Dombele Bernardo

Angola começou em grande o Campeonato Africano de Vela da classe Optimist, ao vencer as três primeiras regatas, disputadas ontem, na baía da Ilha do Cabo. O grandioso marco histórico da vela nacional foi rubricado pelo velejador Lourenço Simão, primeiro classificado com 7 pontos.

Os atletas angolanos conseguiram silenciar a "arrogância" do sul-africano Matt Gamni Ashwell, visto que deu provas comprometedoras nas duas primeiras regatas. Segundo o regulamento da prova a classificação é efectuado na decrescente. O sul-africano obteve 2 e 1 contra o 3 e 2 do conquistador das etapas do primeiro dia.

A superação dos factos foi confirmada na terceira e decisiva regata, onde o angolano Lourenço Simão obteve 2 pontos contra os 6 pontos  do Mat. O velejador da África do Sul foi afastado para o terceiro lugar com 9 pontos.

Nos 10 melhores classificados Angola conseguiu colocar cinco atletas, contra um sul-africano, um argelino e três moçambicanos. A classificação das três regatas foi a seguinte: Lourenço Simão (Angola), com 7 pontos, Osvaldo da Gama (Angola), com 8 pontos, Matt Ashwell (África do Sul), com 9 pontos, Zakari Mokhtari (argélia), com 18 pontos, Decáprio Fernandes (Angola), com 22 pontos, Beninson Nzunzi (Angola), com 26 pontos, Titos Cossa (Moçambique), com 29 pontos, João Artur (Angola), com 33 pontos, Denise Parruque ( Moçambique), com 40 pontos,  e Jeremias Mazoio (Moçambique), com 42 pontos.

A melhor angolana na prova foi na 35ª posição da geral e sexta da classe feminina. A atleta Aline  Lourenço obteve , 24, 32 e 42, somando no total 98 pontos.

As posições ficaram assim definidas: Denise Parruque (Moçambique), 9ª com 40 pontos, Mussa Ngahama (Tanzânia), 13ª com 46 pontos, Racha Touabi (Argélia), com 67 pontos, Chiara  Fruet (África do Sul), 25ª com 68 pontos, Rym Isra Dia (Argélia),  28ª com 79 pontos, Aline Lourenço (Angola), 35ª com 98 pontos, Maria Júlio (Angola), 37ª com 105 pontos, Juliana Miguel (Angola), 39ª com 109 pontos, Anna Grolleman (Ilhas Seicheles), 41ª com 114 pontos, Joana Brito (Angola), 46ª com 138 pontos, e Philipha Ross (Zimbabwe), 47ª com 142 pontos.

SEGUNDO DIA DA PROVA

Mais três regatas individuais estão programadas para hoje. Os 47 velejadores vão cumprir o segundo dia do Campeonato Africano de Optimist, que está a decorrer nas praias da Ilha de Cabo.

Em função aos acontecimentos observados na ronda inaugural os atletas nacionais vão voltar a enfrentar as ousadas manobras agressivas do sul-africano Matt Ashwell. O velejador da África do Sul está decidido a vender caro a vitória.