Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos embarcam para o Brasil

Álvaro Alexandre - 07 de Fevereiro, 2016

Mestre Internacional David Silva impulsiona o investimento na formação de jovens atletas na equipa sambila

Fotografia: Eduardo Pedro

Os Mestres Internacionais do Progresso do Sambizanga embarcam amanhã para o Brasil, para participar entre 8 a 25 do corrente de um seminário de actualização de métodos de xadrez profissional e de dois torneios. Os recentes resultados alcançados por David Silva nas diferentes competições internacionais estão na base do investimento defendido pela liderança de Paixão Júnior.

A caravana é chefiada pelo MI Erikson Soares, actual segundo classificado do rating nacional com 2265 pontos, MI David Silva, líder do rating, e Mestre Fide (MF) Cristiano Aguiar, sexto colocado com 2207 pontos, que foi contratado para a presente época da Académica do Lobito.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o coordenador de xadrez do Progresso do Sambizanga, José Faria, assegurou que a direcção de Paixão Júnior tem uma aposta direccionada aos jovens mestres internacionais.

"Os sambilas encaram com responsabilidades o xadrez. Os recentes resultados alcançados pelo MI David Silva obrigou-nos a fazer uma revisão em relação à política de investimento defendida pela direcção do clube", disse. 

Os atletas têm como objectivo coleccionar pontos nos torneios. O MI David Silva é o líder do rating nacional com 2332 pontos e está orientado a jogar de forma responsável para obter mais  pontos, segundo José Faria.O responsável da equipa sambila realçou que há forte possibilidade do MI David Silva fazer a história nas terras do Samba. Se conseguir os pontos no final da digressão, o angolano vai obter a norma de Grande Mestre que é um motivo de impulso para outros membros da delegação e tornar-se o primeiro angolano com o título.Os atletas angolanos vão participar do seminário de capacitação a ser orientada pelo Grande Mestre Veselin Topalov, nono classificado do ranking mundial com 2780 pontos.  O búlgaro de nacionalidade vai abordar a avaliação e exploração da vantagem de tempo, conversão e transformação da vantagem e as atitudes essenciais a jogar xadrez. A primeira competição vai ser disputada entre os dias 13 e 14, na Universidade de Caxias, um torneio do Rio Grande. A digressão termina com um torneio de nove jornadas, a decorrer de 14 a 24 do corrente, no Estado de Santa Catarina.


LUTO NA FADM
Morreu o piloto
Cardoso Albernaz


Carlos Albernaz antigo piloto e dirigente desportivo angolano morreu na sexta-feira por doença, no Brasil. A Federação Angolana de Desportos Motorizados (FADM) lamenta o desaparecimento físico do antigo piloto de automobilismo.

Em nota de condolências, de acordo com a Angop, a FADM apresenta "em nome de todos os filiados, membros e amigos os mais profundos sentimentos de pesar à família enlutada, nesse momento de profunda dor e consternação".

Cardoso Albernaz encontrava-se em tratamento, naquele país sul-americano, mas não resistiu. Foi piloto de automobilismo nos anos 60/70 e contribuiu para a fundação da FADM, onde exerceu o cargo de vice - presidente do automobilismo.
                 
Em Janeiro de 2015, a FADM tinha perdido Jorge Marques Andrade, um dos membros fundadores, também vítima de doença, no hospital militar na província do Huambo.