Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos enfrentam misto do Vitria de Setbal no estgio

28 de Março, 2013

Angolanos enfrentam misto do Vitria de Setbal no estgio

Fotografia: Jornal dos Desportos

As Selecções Nacionais de ténis de mesa em cadetes e juniores defrontam hoje, às 10h00, no centro de jogos de Setúbal, o misto do Vitória local e do Sporting de Portugal.

Na partida, o seleccionador nacional Manuel Pimenta vai apostar na marcação de ponto na terceira bola e na correcção das combinações tácticas. O objectivo do treinador nacional é afinar a perfeição dos lances, a partir da terceira bola que o adversário recebe.

“O nosso sistema de jogo tem como finalidade marcar o ponto na terceira bola. Com esta dinâmica de jogo, vamos procurar não dar hipóteses ao adversário de fazer o seu jogo e criar-nos dificuldades”, definiu. O ataque é a linha orientadora do técnico angolano. “Vamos jogar ao ataque. Algumas vezes, faremos algumas alternâncias. Vamos alternar com contra-ataques, dando iniciativa de jogo ao adversário, no sentido de explorarmos os momentos de apuro, para criarmos fórmulas automáticas e autênticas para anular a ofensiva imposta pelo adversário”, projectou.

Manuel Pimenta optou por defrontar adversários seniores e com experiência comprovada. “Amanhã (hoje) vamos defrontar atletas seniores e juniores de vários clubes. Vai ser uma boa experiência, visto que são jogadores com um certo respeito em Portugal. O professor Abílio Cruz, antigo seleccionador nacional, escolheu alguns mesatenistas portugueses para troca de experiências. As partidas vão ser disputadas em individuais e pares”, adiantou.

Espera-se com expectativa os jogos entre os atletas angolanos e o sportinguista Wu Jian Wei, de nacionalidade chinesa. “O chinês Wu Jian Wei vai jogar com todos atletas da Selecção Nacional masculina. No jogo treino vão estar mais de quatro mesatenistas estrangeiros e vamos disputá-lo no sistema todos contra todos”, concluiu.

A Selecção Nacional feminina obteve ontem três vitórias e duas derrotas nos jogos que efectuou com atletas do Vitória de Setúbal. Em masculinos, Angola obteve duas vitórias e uma derrota, nas partidas que disputou com jogadores do Vitória de Setúbal. Álvaro Alexandre, em Lisboa

TÉNIS
Djokovic perde
no Masters de Miami

Uma grande surpresa completou a ronda dos oitavos-de-final do Masters 1000 de Miami. Ontem, o principal favorito ao título do torneio da Florida, Novak Djokovic, actual detentor do título, entrou em quadra para enfrentar Tommy Haas e, em apenas dois sets, o cabeça de série número 15 derrotou o número 1 do mundo, fechando o duelo com parciais de 6/2 e 6/4.

O alemão venceu 76 por cento dos pontos após o seu primeiro serviço e ainda quebrou o serviço do sérvio em quatro oportunidades, o que foi determinante para o resultado final. Djokovic, por outro lado, esteve mal quando teve o serviço, tendo conquistado somente 53 por cento dos pontos com o saque, e só conseguiu anotar um único break-point.

Agora, na próxima fase, Haas vai jogar contra o francês Gilles Simon, 11º favorito, que eliminou, também, o sérvio Janko Tipsarevic. Simon venceu a partida, de virada, por 2 sets a 1, aplicando 5/7, 6/2 e 6/2.

Tommy Haas, actual número 18 da ATP, e Gilles Simon, número 13 do mundo, já se defrontaram no circuito em cinco oportunidades e o tenista germânico levou a melhor em quatro delas.

Djokovic venceu o Masters de Miami em 2007, 2011 e 2012 e estava a tentar o seu terceiro título da temporada, depois de ter levado o Open da Austrália e o ATP 500 de Dubai. No Masters de Indian Wells, o sérvio foi eliminado nas meias-finais, depois de perder para o britânico Andy Murray.

TÉNIS
Serena nas meias-finais
do torneio WTA de Miami

A número um do ranking mundial Serena Williams apurou-se para as meias-finais do WTA de Miami, ao vencer a chinesa Na Li. Serena venceu em dois sets por 6-3 e 7-6, num encontro que durou quase duas horas. Nas meias-finais, a norte-americana defronta a vencedora do encontro entre a polaca Agnieszka Radwanska e a belga Kirsten Flipkens.