Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos estagiam em Espanha

Álvaro Alexandre - 04 de Dezembro, 2014

Cidade de Malanje acoilhe o Festival de Fim de Ano a meio do corrente mês

Fotografia: Domingos Cadência

Atletas nacionais estão em estágio em Espanha para enfrentar o Festival de Fim de Ano em xadrez, a decorrer de 14 a 22 do corrente, na província de Malanje. Na região espanhola do Benidorm estão os atletas do 1º de Agosto, Grupo Desportivo da EPAL, Selecção das Forças Armadas Angolanas e Núcleo de Viana.O Festival de Fim do Ano é um dos principais movimentos desportivos organizados anualmente pela Federação Angolana de Xadrez.


Os participantes começam por disputar o Campeonato Nacional por equipas, seguido do Nacional Activo individual e terminam com o de Partidas Rápidas. Em Espanha, os angolanos participam do XIII Gran Torneo Internacional, no Gran Hotel Bali 201. Os atletas estão repartidos em duas frentes distintas. Os mais dotados estão no torneio reservado aos que têm Elo de 2000 e os outros com 2300. Do lote dos atletas mais experientes da equipa Polivalentes Aldanuel do Palanca, José do Rosário é o único que está presente em Espanha. Cambando José, Jesus Pimentel, Eliseu Tavares, Cláudio Félix e Celso Baltazar fazem as suas preparações em Luanda.
                                  
GRAN TORNEIO DE ESPANHA
Jeovani procura a quarta vitória


Jeovani Santos procura hoje a quarta vitória no jogo com o Antoni Montalban Galvez, na XIII edição do Gran Torneo Internacional de xadrez, que decorre na região espanhola de Benidorm. À entrada da sexta jornada, o melhor atleta angolano na prova aspira repetir a proeza da partida anterior, em que bateu o Mestre Fide (MF) Alexander Pena Riasco.Para a mesma jornada, o  Candidato a Mestre (CM) João Júlio joga de preto com Antonio Cantero. O atleta do Núcleo de Viana tem a possibilidade de  livrar-se do grupo dos 80 com uma vitória.

Noutras partidas, Eric Vaarala defronta Mikhail Kultiyasov, MF Emilio Miguel Sanchez Jerez joga com Jesus Mora Menezo, Ramon Ibanez Aullana defronta Andrei Olhovik, MF Zoubaier Amdouni defronta Cappon John e Jordi Serra Pages joga com MF Enrique Tejedor Fuente.Ontem, para a quinta jornada, realizada no Gran Hotel Bali, CM João Júlio perdeu diante do MF Sérgio Serna Lara e MF Alexander Pena Riasco não resistiu ao ataque de Jeovani Santos. Andrei Olhovik empatou com Emilio Miguel Sanchez Jerez, Mikhail Kultiyasov derrotou  Miguel Jordan Martinez, Eric Vaarala venceu Olivera Gutierrez Albert, Jesus Mora Menezo triunfou diante de Antoni Montalban Galvez e MF Enrique Tejedor Fuente venceu Jorge  Vilanova Corbi.

Na classificação geral, Mikhail Kultiyasov (Bielorussia) lidera com 5 pontos, seguido de Andrei  Olhovik (Bielorússia), 4,5 pontos; MF Emilio Miguel Sanchez Jerez (Espanha), 4,5; Eric Vaarala (Suíça), com 4,5; Jesus Mora Menezo (Espanha), com 4,5 pontos. O atleta do 1º de Agosto, Jeovani Santos, é o melhor nacional na prova com 4,5 pontos e ocupa a 28ª posição. CM João Júlio, do Núcleo de Viana, com 2,5 pontos, ocupa 75º lugar. A competição é disputada por 167 participantes.