Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos fazem treino de adaptao para o " Africano"

Rosa Panzo - 15 de Julho, 2018

Delegao angolana composta por sessenta e sete membros

Fotografia: Kindala Manuel | Edies Novembro

A Selecção Nacional de vela da classe laser 4.7 começa hoje (domingo), a realizar os treinos de reconhecimento em Argel, Argélia, palco dos  III Jogos Africanos da Juventude, competição que se disputa de 19 a 28 do mês em curso.
Sob comando técnico do angolano Manuel Lello, a Selecção Nacional esta representada pelos velejadores Dicarpio Fernandes e João Artur.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, minutos antes da viagem, Manuel Lello salientou que o mais importante para o grupo, é que o trabalho de casa foi bem feito. "Estamos todos bem de saúde e devo dizer que o trabalho correu como  previsto", disse.
Os velejadores começam hoje a preparar as embarcações para dar inicio aos treinos de reconhecimento em terras argelinas, a fim de se adaptar ao clima e as fortes ondas daquele país do norte de áfrica.
A última semana preparatória em Luanda, na Baia e na contra - costa, a equipa técnica atarefou os velejadores com  limagem de arestas nos exercícios técnicos e tácticos.
O técnico assegurou, que a última preparação foi mais focada nestes aspectos ,"pelo facto de cometerem alguns erros no campeonato de encerramento da época, que se disputou no último fim-de-semana de Junho, prova que serviu de avaliação dos trabalhos preparatórios".
A selecção efectuou o programa preparatório na Baia da Ilha do Cabo, desde Janeiro, mas encerrou os treinos na contra-costa onde o mar é mais agressivo.
O técnico explicou, que transferiu o campo de regata de treinos para a contracosta, pelo facto do mar, na contracosta, ser mais agressivo e aproximam-se dos ventos do palco da competição, em campeonatos desta natureza.
 " Na contracosta , as condições do mar e do vento exige mais adaptação e experiência, em termos de andamento, para poder estar entre os melhores da competição", sublinhou.
A caravana nacional liderada por  Auxílio Jacob encontra-se em Argel, desde as primeiras horas de quinta-feira.
A delegação angolana é composta por 67 membros, entre atletas, dirigentes, fisioterapeutas e intérpretes.