Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos presentes na assembleia do CISM

Silva Cacuti - 11 de Maio, 2013

Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional chefiada pelo Tenente General Hugo Leitão, participa a partir de hoje, em Jacarta, Indonésia na 68ª assembleia-geral e congresso do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) que se realiza de 11 a 18 do corrente.  A comitiva é integrada por Nelson de Jesus “Kataxo”,  membro do comité de directores do CISM continental (OSMA) e também por Jucelino Bento, presidente do comité permanente para o voleibol do OSMA.

A agenda da assembleia vai ser dominada pela eleição do secretário-geral da organização na qual concorrem o cessante Alexandre Morrison, da Suíça e Mambi Koita, da Guiné equatorial. A análise e aprovação de relatórios das comissões e comités técnicos e a confirmação da adesão ao CISM de cerca de 20 países asiáticos são outros pontos que consta da agenda. À margem do encontro a delegação angolana vai procurar obter informações a respeito da participação dos países no 1º Campeonato Militar Africano de Cross-Country (Corta mato) que passara a designar prova “José Eduardo dos Santos” e que Angola acolhe a 11 de Novembro, no campo de Golfe de Luanda, no Morro dos Veados.

Aquando da apresentação do campeonato africano, Hugo Leitão, nas vestes de coordenador do campeonato prometeu que, depois da participação no conclave da Indonésia, mais dados sobre a prova, seriam fornecidos. O responsável adiantou que a prova foi baptizada com o nome do Presidente José Eduardo dos Santos pelo seu empenho no bem-estar da juventude e engrandecimento do desporto nacional.

“O Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM) orientou todos os membros a atribuir o nome dos diferentes Campeonatos Africanos, isto por modalidades, aos nomes dos presidentes que nutrem um certo carinho ao desporto.   Angola foi atribuída a responsabilidade de albergar a primeira competição do atletismo.   Em função desta responsabilidade decidimos designarmos o Africano de Troféu Presidente José Eduardo”, explicou.

O Campeonato Africano de corta mato militar ter lugar no dia 11 de Novembro, no recinto do Morro dos Veados, em Luanda.   Cada delegação poderá ser representada por 22 membros.  A prova de longa distância  vai de 11 a 12 km,  e a curta de 4 a 5 km.  A curta distância terá 4 a 5 km. A de feminina poderá ser de 5 a 6 km. O coordenador do I Campeonato Africano Militar disse que os representantes nacionais serão convocados no final da conclusão dos VII Jogos Desporto Militar, marcados para Agosto e Setembro do corrente.