Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos realizam treino de adaptao

Rosa Panzo - 19 de Abril, 2016

A Zmbia ficou em quarto lugar com 47 e Moambique em quinto com 43 medalhas.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A selecção nacional de natação por idades realizou hoje treinos de adaptação nas Ilhas Maurícias, palco da 14ª edição do campeonato da zona IV que arranca amanhã e encerra no próximo dia 24 do corrente. Sob comando técnico da seleccionadora nacional Maria Graça, a equipa técnica atarefou os nadadores nas águas mauricianas com técnicas de resistência, velocidade e partidas rápidas.

A delegação angolana chefiada pela vice-presidente da Federação Angolana de Natação Ana Lima deixou o país no domingo. A dirigente confirmou que os nadadores Ana Nóbrega e Pedro Pinotes   juntaram-se ao grupo no local da prova. Os dois militam em equipas portuguesas. Em declarações ao Jornal dos Desportos, Ana Lima asseverou que "a viagem correu bem e os atletas já começaram a realizar os treinos de adaptação em conjunto".

Com o objectivo de manter o segundo lugar conquistado na edição passada, disputada em Luanda na piscina do Alvalade, Angola participa nesta missão com 25 nadadores. Trata-se de Cláudio Esteves, Daniel Francisco, Djamel Pires, Filipe Cruz, Francisco Freitas, Francisco Teixeira, Henriques Mascarenhas, João Duarte, Lucas Silva, Luyane Costa, Márcio Fernandes, Mirio Erverdosa, Richarde Fernandes, Alice Jorge, Catarina Sousa, Daniela Costa, Maria Cipcic, Nayara Ribeiro, Pedro Pinotes e Ana Nóbrega.

Na 13ª edição, o combinado nacional superou o quarto lugar conquistado em Kampala onde obteve 42 medalhas. Em 2015, Angola conquistou o segundo lugar do pódio com mais de 60 atletas inscritos. Com este número de nadadores, a natação angolana somou um total de 62 medalhas, dos quais 22 de ouro, 21 de prata e 19 de bronze.

Na piscina do Alvalade, a selecção da África do Sul liderou a prova com a conquista de 97 medalhas, seguido de Angola com 62. As Ilhas Maurícias quedaram-se na terceira posição com 54 medalhas. A Zâmbia ficou em quarto lugar com 47 e Moçambique em quinto com 43 medalhas.
ROSA PANZO

NBA/ PLAY-OFFS
Curry e os Warriors
começam arrasadores

O base Stephen Curry marcou 24 pontos antes de torcer o tornozelo direito e comandou o ataque do Golden State Warriors na vitória por 104 - 78 sobre o Houston Rockets, na primeira partida dos play- offs da Conferência Oeste da NBA.

Curry já tem assegurado o segundo prémio de Jogador Mais Valioso (MVP) da época, com a possibilidade de consegui-lo de forma unânime, lesionou o pé direito no segundo quarto. Os médicos dos Warriors tentaram socorrê-lo, mas três minutos depois de voltar à quadra, abandonou -a. Os Rockets confirmaram o baixo nível competitivo da época.