Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos seleccionados para estgio na frica do Sul

Simo Kibondo - 04 de Outubro, 2016

Estgio, dos ciclistas angolanos no Centro Mundial de Ciclismo em Potchesftroom ( frica do Sul).

Fotografia: Jornal dos Desportos

Cinco ciclistas angolanos foram seleccionados para  frequentar um estágio, de sensivelmente 35 dias, de 15 de Outubro a 20 de Novembro, no Centro Mundial de Ciclismo baseado em Potchesftroom ( África do Sul).

Trata-se dos campeões nacionais, Dário António, Mário de Carvalho, Bruno Araújo, Mauro Ricardo e Carlos Correia de Araújo. A acção formativa durante o período de 35 dias, são suportadas pela União Internacional de Ciclismo (UCI), surge na sequência das últimas participações e organização de provas, em que Angola esteve envolvida nos últimos quatro anos, nomeadamente, I edição da Volta a Angola, IX Campeonato Africano de Ciclismo, edições do Tour da República do Congo(RDC), em que os ciclistas angolanos estiveram sob observação.

Contribuiu sobremaneira, a primeira visita efectuada pelo Presidente da Confederação Africana de Ciclismo(CAC), o egípcio Waghi Azaam, a Angola, à margem da I edição da Volta a Angola em Bicicleta, em Outubro de 2015. 

Os estágios têm competições à mistura,  nos Centros Mundiais de Ciclismo, cuja sede está localizada em Aigle (Suiça), com uma filial no continente africano, em Potchesftroom (África do Sul), destina-se a dotar ciclistas de referência, dos quatro continentes, de técnicas que permitam evoluir permanentemente.

Na África do Sul, por exemplo, os ciclistas angolanos com viagem marcada para 15 de Outubro, participam em várias competições internacionais,   já a partir do dia 22 do mesmo mês na clássica de bicicleta " BestMed", a 29.10 ( no Centurion Cycle Chalenge #2), a 30.10 (no the Midvaal 100 Chalenge), que servem de avaliação pré-competitiva dos mesmos, sob supervisão do Director do Centro Mundial de Ciclismo para África, o sul africano, Jean Pierre Van Zyl. 

Os ciclistas angolanos têm o regresso a Luanda previsto para 21 de Novembro, participam ainda no dia anterior ao regresso ( 20.11) no "Momentum 94.7 Cycle Challenge", naquela que é a última competição do estágio, no Centro Mundial de Alto rendimento de Potchesftroom ( África do Sul).