Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos treinam na ilha de Luanda

Rosa Napoleão - 03 de Março, 2016

o Campeonato Africano, a decorrer de 31 deste a 4 de Abril, em Durban, África do Sul. A prova sul-africana comporta dois eventos distintos.

Fotografia: Jornal dos Desportos

As provas de distâncias em individual e duplas estão a dominar os trabalhos de preparação da Selecção Nacional de canoagem, visando as qualificativas aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016 e o Campeonato Africano, a decorrer de 31 deste a 4 de Abril, em Durban, África do Sul. A prova sul-africana comporta dois eventos distintos. A primeira actividade comporta a qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e a segunda marca o Campeonato Africano.

Os oito atletas das classes de seniores e juniores, divididos entres as disciplinas de Kayaque e canoa, vão continuar a trabalhar na Baia da Ilha de Luanda, sob a orientação do técnico Mateus Afonso, até a data de partida marcada para 28 deste. Quanto aos objectivos do conjunto nacional nas provas, o técnico principal, Mateus Afonso, aclarou que "existe poucas probabilidades de se conseguir a qualificação ao Rio'2016 na especialidade de cayaque". A esperança reside na especialidade de "canoa, "que comporta atletas bastante experientes".

Na lista dos representantes nacionais alinham os cayaquistas Jairo Domingos (1º de Agosto), Gerson Samuel (Clube Naval de Luanda) e Gaston Miguel (Clube Náutico da Ilha de Luanda). Para a Canoa, permaneceram César Fidalgo (Clube Naval de Luanda), Paulo Rocha (Clube Naval de Luanda) e Manuel António (Clube Naval de Luanda). Na classe paralímpica, ficou o Josemar Andrade (Clube Náutico da Ilha de Luanda) e Luís Janota (Clube Naval de Luanda).

A canoagem obteve uma boa prestação no Campeonato Mundial de Milão, onde chegou a duas meias-finais. No Campeonato Africano da Tunísia teve o saldo de nove medalhas (duas de ouro, cinco de prata e duas de bronze). modalidade procura a sua terceira participação consecutiva, depois de ter estado presente nos Jogos Olímpicos de Beijing'2008 e Londres'2012.