Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Angolanos viajam para Barcelona

10 de Dezembro, 2015

Delegação angolana está pronta a mudar de cidade e viajar para terras da Catalunha depois do reconhecimento dos organizadores do torneio de Benidorm

Fotografia: Jornal dos Desportos

A delegação de xadrezistas angolanos  desloca-se hoje da cidade de Valência para a de Barcelona, para participar no II Festival Internacional de Xadrez “Sunway Sitges”. A competição reúne atletas de diferentes pontos do globo terrestre e vai ter lugar no Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges, Barcelona,  de 12 a 20 do corrente com a participação de aproximada de 800 jogadores.

O grupo de angolanos vai cumprir a última etapa do circuito espanhol de xadrez e a empreitada  começa com um curto estágio de três dias. De Valência, vai partir uma caravana de nove atletas.O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, é o membro de maior relevância, complementado pelo Candidato a Mestre (CM) João Júlio, Domingos Paulino e Carlos Jorge, todos da Escola de Xadrez de Viana; Jeovani Santos e Carlos Fernandes, ambos do 1º

de Agosto; Agostinho Diogo e Domingos Mateus, ambos da Selecção Militar de Angola; e João Amaral, do Instituto Superior Técnico de Angola.
O xadrezista Adriano Pacavira, da Escola de Xadrez de Viana, também vai juntar-se hoje ao grupo que disputou o XIV Gran Torneo Internacional Aficionados de Benidorm. O jogador da Escola de Xadrez de Viana realizou um estágio de uma semana no centro da cidade de Madrid, onde disputou partidas amigáveis com Mestres Internacionais espanhóis.

O MI David Silva, do Progresso do Sambizanga, é aguardado no sábado, em Barcelona,  para participar no II Festival Internacional de Xadrez Sunway Sitges.O Torneio de Sunway Sitges vai oferecer prémios superior a 18 mil euros, distribuídos em 10,5 mil euros para o grupo “A”, 7,5 mil euros para o grupo B. Os 800 jogadores vão disputar o Open internacional em diferentes categorias. Trata-se de uma prova de nove jornadas,   de partidas rápidas e simultâneas de partidas com Grandes Mestres  e Campeonato por idades, na Catalunha “Memorial Garcia Llundain.