Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Anbal Janota garante organizao excelente

lvaro Alexandre - 30 de Outubro, 2014

Anbal Janota assegurou que, em meio emoo da prova africana

Fotografia: Jornal dos Desportos

A prática do xadrez na Lunda Sul ganhou outra dimensão com a aproximação da data de realização do campeonato africano de juniores a realizar-se de 1 a 10 de Dezembro próximo, na cidade de Saurimo. Jovens e adolescentes aderiram em massa no processo de massificação. A informação foi prestada ontem pelo director Provincial da Juventude e Desportos, Aníbal Janota, em conferência de imprensa realizada na sede da Federação Angolana de Xadrez.No evento que serviu para apresentação do evento africano, Aníbal Janota disse que em várias zonas da cidade de Saurimo estão implantados jangos para acolher todos os interessados em aprender o ABC de xadrez. Nos cinco erguidos, mais de cem pessoas aprendem a jogar a modalidade todos os dias.

Aníbal Janota assegurou que, em meio à emoção da prova africana, o comité local recebe "muitos apoios directos das empresas sedeadas naquela cidade", que servem para a organização de diferentes torneios. Até o início da competição continental, cinco a seis torneios animam a cidade de Saurimo. O destaque recai para os torneios Angola Telecom, Grupo Upite, Grupo Sinergia, Organização Santos Bikuku e CGAT.

Para o director provincial da Juventude e Desportos da Lunda Sul, "o envolvimento de todos os sectores justifica o empenho e o interesse da sociedade da Lunda Sul em atingir uma organização excelente, cujo perfume perdure na memória de todos os participantes no campeonato africano".O campeonato africano vai ser disputado na Mediateca de Saurimo, um empreendimento a ser inaugurado no dia 11 de Novembro, no quadro das celebrações da independência nacional e acolhe  150 pessoas entre atletas, dirigentes e convidados.