Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Aniversário agita sede do Ferroviário

Silva Cacuti - 11 de Junho, 2017

Clube centenário prossegue com actividades alusivas a mais um aniversário

Fotografia: Domingos Cadência

O frenesim começou cedo. Por volta das 8h00. O dia de ontem foi de alegria e muita animação desportiva na zona do Bungo, zona baixa de Luanda. O edifício sede do Clube Ferroviário de Angola, um dos mais antigos de Luanda, só é superado pelo Clube Naval de Luanda. Os ilhéus têm o ano 1883 como a data de fundação.

O 102º aniversário do Clube Ferroviário de Angola assinala-se na próxima terça-feira, 13 do corrente. A agremiação verde e branca foi fundada em 1915.

Trazidas de autocarros dos clubes, outros pelos próprios pais ou parentes, aos poucos, as crianças deram corpo ao movimento incomum na zona do bungo.

 No primeiro piso, estavam adolescentes, dirigentes do clube e convidados atentos à prelecção da ginecologista Rosa Camilo André. A médica respondia a \"uma grande iniciativa do clube\" e abordou “A gravidez indesejada e as suas consequências”..

\"É muito importante falar sobre a saúde e, neste caso, a gravidez, aos atletas. Isto incentiva a responsabilidade de cada um nos assuntos relacionados com a actividade sexual: a gravidez, como prevenir, enfim. Isto dá a possibilidade de terem este conhecimento e evitar situações desagradáveis no futuro\", comentou.

Gabriela Muondo, de 19 anos de idade, e Joana António, de 18 anos, duas andebolistas do Ferroviário de Angola, congratularam-se com a iniciativa do clube.

\"Foi muito bom. Ultimamente, a juventude está a viver muito nesta base de sexualidade, a gravidez indesejada. Aqui, aprendemos como se prevenir e como agir perante uma situação destas\", disse Joana.

Muondo reforçou: \"Aprendi que é sempre melhor retardar o início da actividade sexual e valorizar também os métodos contraceptivos como o caso da pílula. Sempre pensei que os jovens com 15 e 16 anos não podiam usá-la, mas a médica explicou que tudo deve ser feito com acompanhamento ou ajuda médica\". No campo desportivo, torneios de Futsal, basquetebol, andebol e futebol sete, nos escalões de formação,  dão corpo às festividades.

O torneio de basquetebol jogado por equipas do Ferroviário, 1º de Agosto, Recreativo do Libolo e Vila Clotilde \"juntou mais de 170 crianças\", segundo Joaquim Piedade, vice-presidente do clube.

As actividades alusivas ao aniversário do Ferroviário de Angola terminam no dia 13, às 18h00, com a palestra subordinada ao tema  \"Como manter um clube desportivo nas condições actuais\". Para abordagem ao tema, o clube aniversariante convidou João Alfredo, Suamini Fuambata e Clementina Assis, técnicos da Direcção Nacional de Políticas do Desporto do Ministério da Juventude e Desportos.