Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Anlises de campo atarefam a seleco

Rosa Panzo - 21 de Dezembro, 2019

Fotografia: Edies Novembro

Treinos de análises de campo de regata, técnica de largada, gestão da bolina, estratégia, dinâmica, estética  e afinamento das embarcações atarefam os trabalhos da selecção nacional de vela da classe 420 que projecta a participação no Campeonato Africano a ser disputado de 12 a 18 de Janeiro em Luanda.Sob orientação técnica de Moisés Camota, cinco duplas seleccionadas preenchem as sessões de treinos de quarta-feira a domingo na baía e na contra-costa da ilha de Cabo. Angola entra na competição para abrir o ano de 2020 em glória.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Moisés Camota referiu que os treinos decorrem dentro da normalidade esperada. O registo de baixas relacionadas com a saúde de Teresa Jamba, Mário Domingos e Francisco Quilombo não constitui embaraço. Os familiares da velejadora garantiram o tratamento.\"Teresa Jamba esteve ausente durante a semana, porque lhe foi diagnosticada um quadro palúdico. Acreditamos que podemos contar com ela nos treinos deste fim-de-semana\", disse.

Além dos exercícios citados, a equipa técnica vai implementar hoje e amanhã a estratégica, técnica de largada, estratégica e técnica de poupa e chegada.O técnico assegurou que os velejadores aproveitam bem as duas primeiras semanas de preparação, pois dentro de poucos dias começa a contagem decrescente para o inicio do campeonato continental.  

Moisés Camota orienta as duplas Miguel Fiel/José Manásseis, Mário Domingos/Francisco Kilombo, José Ventura/Paulo Afonso, Feliciana da Silva/Teresa Jamba e António Manasseis/Chivaja.Com o mesmo objectivo, a  selecção de vela da classe 470 é orientada  por Adilson Torres. O treinador atarefa os velejadores com treinos ligeiros de manobras e testes das novas afinações nas embarcações até amanhã.

\"As afinações são feitas com base no peso da tripulação\", esclareceu.A selecção nacional é constituída por Francisco Artur/Edvaldo Torres, Matias Montinho/Paixão Afonso, Paulo Amaral/Lúcia Felgueira, Paulo Almeida/Leonildo Feliciano, Domingas Huambo/ Isabel,  Aline Lourenço/ Osvaldo da Gama, Lúcio Fernandes/Geovani da Cruz.