Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Antnio Andrade afastado da corrida eleitoral na federao

Silva Cacuti - 09 de Outubro, 2016

Uma falsa partida o que se pode dizer da participao do veterano do atletismo angolano Antnio Andrade no processo de renovao de mandatos da Federao Angolana de Atletismo

Fotografia: Jornal dos Desportos

Além da ausência de documentação de um de seus integrantes a lista de António Andrade que estava inscrita como Lista C, foi subscrita por um clube que não faz parte da população votante e nem sequer procedeu à renovação de mandatos.

"É bom que se saiba que não perdi nas urnas, fui afastado antes da votação", disse António Andrade em reacção à penalização.

A comissão eleitoral anunciou também ajustes na população votante, em função de irregularidades relacionadas com incumprimentos como a renovação de mandatos ou a participação em competições da Federação Angolana de Atletismo.

Por Luanda estão inscritos apenas o Petro, 1º de Agosto e Interclube. Foram afastados a associação, o Progresso e a escola Rui Mingas. O Namibe e a Huíla tornam-se nos maiores círculos eleitorais com três clubes e as respectivas associações. A província do Cuanza Sul está de fora e Benguela aguarda que a direcção local dos desportos homologue as eleições na associação. Caso a homologação não ocorra antes, apenas votará o clube 1º de Maio.

As associações de Cabinda, Uíge, Moxico, Lunda Norte, Cuando Cubango participam na votação, enquanto o Huambo e Bengo, além das associações votam com mais um clube cada um.

NTYAMBA NA LISTA C

O antigo fundista João Ntyamba, atleta angolano com maior número de presenças em jogos olímpicos, que tinha anunciado a entrada na luta eleitoral a frente de uma lista, está inserido na lista de Bernardo João que é corporizada maioritariamente por antigos praticantes da modalidade.

A lista de Bernardo João, antigo lançador de dardo, tem entre outros nomes como Gertrudes Sepúlveda "Gegé" e Francisca Xavier, ambas antigas especialistas dos 800 e 1500 metros; Alberto Paquete que fez 400 metros planos e barreiras; José Francisco, antigo saltador da vara e Orlando Bonifácio "Gira", técnico e recordista nacional de salto em altura.

Sem ter praticado a modalidade, Carlos Rosa cumpriu um mandato como secretário-geral e dois, como presidente da federação. Nesta recandidatura traz uma lista em que salta à vista a manutenção do vice-presidente Adriano Nunes e do director técnico Arménio Gaspar. A lista inclui individualidades que nunca praticaram o atletismo, entre eles funcionários da federação.

Até 6 de Novembro os dois candidatos vão andar pelo país a falar de seus programas de trabalho e tentar convencer o eleitorado. O pleito eleitoral está previsto para 8 de Novembro.