Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

António da Luz confiante na conquista de medalhas

Álvaro Alexandre - 14 de Agosto, 2016

António Manuel da Luz refere-se à experiência dos atletas seleccionados

Fotografia: M. Machangongo

O dirigente do CPA avançou sem rodeio que Angola vai estar bem representado na edição que o Brasil vai acolher em Setembro. "Os quatro atletas seleccionados reúnem competências para subirem ao pódio e seguramente vamos obter medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio", garantiu.

Para reforçar os subsídios avançados, António da Luz disse que "vamos participar no certame com atletas experientes em provas do género. O Octávio dos Santos e a Esperança Gicasso, ambos dominam bem os meandros das pistas dos Jogos Paralímpicos. A Bifília Buia é detentora da medalha de bronze. A conquista foi efectivada no Campeonato do Mundo, disputado no ano transacto, no Qatar, na prova dos 800 metros".

Angola vai marcar presença com uma delegação composta por 12 membros. A mesma será chefiada pela dirigente Telma Silva, secretária-geral adjunta do CPA. A equipa técnica será integrada por José Manuel, treinador principal, António Paulino, treinador auxiliar, e José Flaviano, fisioterapeuta.

 O seleccionador nacional, José Manuel, vai contar com os préstimos dos atletas da classe T11, nomeadamente Octávio dos Santos (guia, Luís Manuel),  José Chamoleia (guia, Nicolau Palanca) e Esperança Gicasso (guia, Alayne Baptista), todos vão competir nos 100, 200 e 400 metros. Por último, Bifília Buia, que vai ser auxiliada por Eduardo Chimboto, vai correr nas provas dos 400 e 1500 metros.

ESTÁGIO
Entretanto, as selecções nacionais vão estagiar a partir de 21 do corrente a 5 do próximo mês na capital económica brasileira do São Paulo, para preparem as últimas afinações, visando os objectivos a serem materializados nos Jogos Paralímpicos, previsto para o período de 7 a 18 de Setembro, no Rio de Janeiro, Brasil.

Os pupilos do técnico José Manuel vão dar tratamento de forma detalhada a estratégia que vão utilizar para surpreender os adversários na pista de atletismo. A última fase da preparação será totalmente realizada no Centro de Estágio do Comité Paralímpico Brasileiro.