Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Apoio dos Governos provinciais s Associaes

19 de Outubro, 2014

Apoio dos Governos provinciais s Associaes

Fotografia: Jornal dos Desportos

 Em declarações à imprensa para se pronunciar sobre o desenvolvimento do andebol no país, o dirigente desportivo disse ser responsabilidade social do Governo  apoiar as Associações desportivas, uma vez que dentro do orçamento das províncias há sempre uma verba para a direcção dos desportos.

 “Não é objecto social da Federação Angolana de Andebol financiar as Associações provinciais, visto que as mesmas dependem directamente das direcções dos desportos e têm verbas alocadas para o investimento público”, realçou. 

Explicou que as verbas alocados à Federação Angolana de Andebol servem para apoiar as Selecções Nacionais, visto que todos os anos existem sempre competições, nas quais Angola participa, dada a sua hegemonia na modalidade.    

Apesar disso, esclareceu que nos últimos dois anos a Federação Angolana de Andebol, através do seu patrocinador oficial (Unitel), tem estado a atribuir às Associações provinciais um determinado valor, na perspectiva de apoiar as suas actividades, mas espera que os governos  façam também a sua parte.

Informou que a Federação está apostada na formação dos seus quadros, com vista a cumprir o objectivo de que até 2015 nenhum técnico se sente na banca sem a devida carteira passada pelas Associações provinciais. Neste momento, em 16 províncias foram já formados treinadores de nível um.

Durante a sua visita, Pedro Godinho manteve encontros com o governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, com o director provincial da Juventude e Desportos e visitou os quatro pavilhões gimnodesportivos existentes na cidade do Lubango.


Constatação
FAAND inspecciona
condições da Huíla


Mais de 500 atletas das províncias da Huíla, Namibe, Benguela, Huambo, Bengo, Moxico, Lunda Sul, Bié e Cuanza Sul vão de 6 a 15 de Janeiro de 2015 participar no campeonato nacional de andebol em juvenis masculino e feminino, na cidade do Lubango.

 A informação foi revelada à Angop pelo presidente da Federação Angolana de Andebol, Pedro Godinho, que se encontrava na cidade do Lubango para avaliar as condições logísticas e técnicas para as provas.

Sem revelar os nomes das equipas que devem participar na competição, Pedro Godinho disse que as condições estão a ser preparadas, uma vez que a Huíla possui quatro pavilhões e que estão em bom estado para albergar o campeonato.

Pedro Godinho explicou que a Federação Angolana de Andebol reuniu com o governo provincial da Huíla, onde foram acauteladas algumas situações inerentes ao alojamento, segurança e transporte das equipas. Durante a sua visita, Pedro Godinho manteve encontros com o director provincial da Juventude e Desportos, governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipinge, e visitou os quatro pavilhões gimnodesportivos.