Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Apurados atletas para o zonal Centro e Sul

Gaud?ncio Hamelay - Lubango - 04 de Maio, 2017

Os atletas huilanos estão apostados numa boa prestação na prova que Benguela vai albergar

Fotografia: Jose Cola| Edições Novembro

A Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla tem definido os seus representantes,  para o Campeonato da Zona Centro e Sul de ginástica, que vai  decorrer este mês, na província de Benguela, nos escalões de juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos.

O apuramento dos representantes da província da Huíla, ao torneio da Zona Centro e Sul de ginástica, aconteceu há dias com a disputa do campeonato provincial da modalidade nas disciplinas de tumbling, ginástica aeróbica, rítmica e esquema de conjunto.

 A competição disputada durante três dias, contou com a participação de mais de 75 ginastas, em ambos os sexos, em representação do Sporting Clube do Lubango, Clube Desportivo da Huíla (CDH) e Águias do Calumbiro.

O presidente da Associação dos Desportos Individuais da Huíla (APDIH), Juka Fernandes, assegurou que os três primeiros atletas de cada disciplina, estão apurados para representar a província no Campeonato da Zona Centro e Sul, que envolve os ginastas do Cunene, Benguela, Huambo, Bié, Namíbe, Cuando Cubango e Cuanza Sul.

Juka Fernandes considerou  regular os níveis técnico -tácticos e competitivos evidenciados pelos atletas, ao longo do campeonato provincial de ginástica, pelo facto da terceira equipa participante não ter pontuado, na prova dominada pelos ginastas do Sporting Clube do Lubango.

  “Como é sabido, nós trabalhamos com três equipas na província, nomeadamente, o Sporting Clube do Lubango, Clube Desportivo da Huíla e Águias do Calumbiro. Mas acreditamos que os atletas deram o máximo, todavia, temos a destacar as performances demonstradas pelos ginastas do Sporting Clube do Lubango que permitiu atingir os lugares cimeiros e a seguir o Clube Desportivo da Huíla (CDH).

 Juka Fernandes destacou que o objectivo da realização do campeonato provincial de ginástica foi atingido, porque visou testar os atletas para que daqui em diante possam competir no torneio centro e sul, a disputar-se na primeira pausa pedagógica escolar, em Benguela.

O dirigente associativo afirmou que os aspectos negativos verificados durante a prova provincial, vão merecer mais trabalho profundo de correcção, para representarem convenientemente os clubes huilanos.

Juka Fernandes salientou que a Federação Angolana de Ginástica, dentro da sua política desportiva, habituou a custear as despesas do alojamento e alimentação dos clubes participantes, organizados por aquela instituição, o que tem estado a facilitar.

 “Por isso, vamos ver se este ano, continuam na mesma senda, porque senão podemos até não participar. Vamos levar estas preocupações de apoio às direcções dos clubes, para ver se há possibilidades de participação. Entretanto, como é na vizinha província de Benguela, faremos com que os clubes  apoiem por  tratar -se apenas de duas agremiações”, sustentou.   

 De acordo com o responsável, a intenção é levar para a competição,  o 1º e 2º na disciplina de tumbling do Sporting Clube do Lubango, e o esquema do conjunto do Clube Desportivo da Huíla.

 Explicou que a Associação fez o trabalho em todos os escalões juvenis, juniores e seniores. Por isso, prometeu arranjar os apoios em recursos financeiros para o transporte  e pagar a comparticipação dos clubes, assim como de cada atleta.