Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Armstrong acusa ex-presidente

20 de Novembro, 2013

A UCI e o seu presidente Brian Cookson apoiaram em Setembro a criação de uma comissão independente para investigar a actuação

Fotografia: AFP

O ex-ciclista norte-americano Lance Armstrong, irradiado da modalidade e desapossado dos sete títulos do Tour de França devido a doping, acusou ontem Hein Verbruggen, presidente da União Ciclista Internacional em 1999, de ocultar um teste positivo nesse ano. Em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", o texano, de 42 anos, revelou que, após a sua primeira vitória no Tour, teve uma análise positiva de corticosteróides e o "assunto" foi resolvido por Verbruggen. 

"Não sei se foi um teste positivo, mas foram encontrados vestígios. Não me lembro exactamente quem estava presente naquele momento, mas Hein Verbruggen disse que era um grande problema, um golpe duro no desporto um ano após o caso Festina, por isso não podia ser revelado", contou Lance Armstrong. No passado, o antigo presidente da UCI, que ocupou o cargo entre 1991 e 2005, tinha negado qualquer envolvimento e encobrimento no caso de Lance Armstrong. 

"Não vou proteger as pessoas por causa da forma como me trataram. Isso é ridículo. Não tenho qualquer lealdade para com essas pessoas. Eu não vou mentir para proteger os outros, não gosto dessas pessoas.  Eles atiraram-me para o pântano", frisou o texano.  A UCI e o seu presidente Brian Cookson apoiaram em Setembro a criação de uma comissão independente para investigar a actuação do organismo durante o caso Lance Armstrong.

Nova época
Hugo Sancho renova com a LA-Antarte

O ciclista português Hugo Sancho renovou o contrato com a equipa LA-Antarte, anunciou a formação de Paredes. O corredor de Mortágua, de 31 anos, terminou a edição de 2013 da Volta a Portugal na 14.ª posição, valorizando a aposta em portugueses da equipa comandada por Mário Rocha. "Penso tratar-se de uma boa política e de uma mais-valia, pois o espírito de grupo é muito forte e há uma grande união entre todos", referiu Hugo Sancho, que vai cumprir a sua quarta temporada na LA-Antarte. Hugo Sancho tornou-se o quarto corredor a renovar o vínculo com a formação de Paredes, depois de António Carvalho, Pedro Paulinho e Luís Afonso.