Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Ary Sousa reforça Malta da Kianda

Álvaro Alexandre - 06 de Outubro, 2015

A equipa das senhoras é integrada por Elizângela Pina (capitã), Corina Armando e Carina Pinto.

Fotografia: Álvaro Alexandre

A presença de Ary Sousa na tripulação da Malta da Kianda é a principal novidade da primeira jornada do Campeonato Aberto de Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Norte, que tem o arranque agendado para o próximo sábado na região costeira de Luanda. O ex-capitão da equipa Azarados faz a estreia no XV BIG BLUE CUP, prova qualificativa para o campeonato do mundo de 2016, na região de Quepos, Costa Rica.

A transferência de Ary Sousa resulta da "falência" da equipa Azarados. A subida de preços de combustíveis processada à luz do Decreto Executivo 235/15 de 30 de Abril, do Ministério da Finanças, afectou nas despesas do grupo que sobreviveu da quotização dos seus membros. "Perdemos a capacidade financeira para levar avante o projecto. A crise financeira, que se arrasta no país, é a principal razão da retirada dos Azarados da alta competição", justificou Ary Sousa.

Com a rotura da relação desportiva e laboral que os vinculava aos Azarados, cada membro da tripulação decidiu tomar o seu rumo.  "Deixei o Clube Náutico da Ilha de Luanda e assinei acordo com a Malta da Kianda, uma equipa filiada ao Clube Naval de Luanda. Deixei a coordenação da embarcação e vou passar a pescar. Os meus ex-companheiros juntaram-se ao comandante José Manuel Martins "Manganga", patrono do Jikula O'Mesu ", esclareceu.

Assim, Hugo Van-Dúnem e Pedro Cristina, ex-integrantes dos Azarados, reforçam a equipa de Jikula O'Mesu. O capitão Manganga conserva na equipa o pescador Paulo Correia e o repórter de imagem Agostinho Caxito. Walter Alves "Guty" deixou a equipa por vontade própria. Os reforços das equipas continuam a agitar a pesca desportiva de Luanda. Os Marmeladas perdeu Ruben Leal. O pescador de 17 anos abandonou a formação do seu progenitor, Paulo Leal, para representar o Clube Náutico.

A equipa está constituída por António Henriques "Tonecas", Francisco Guerra, Frederick Kiffen e Nuno Torres. A Doce Vela, única formação feminina, mantém o conjunto que assegurou o terceiro lugar no Campeonato Aberto Pesca Desportiva de Alto Mar da Zona Norte. A equipa das senhoras é integrada por Elizângela  Pina (capitã), Corina Armando e Carina Pinto.
ÁLVARO ALEXANDRE