Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Assembleia Nacional debate desporto

Silva Cacuti - 02 de Agosto, 2016

Os parlamentares estão preocupados com os efeitos da crise económica no desporto nacional

Fotografia: Jornal dos Desportos

"Soluções para mitigar o impacto da crise no desporto em Angola" é o tema de um workshop que a Assembleia Nacional realiza hoje, às 9H00, na sua sala multiusos sob presidência de Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente do Parlamento.

O workshop, segundo uma nota chegada à nossa redacção, vai ser subdividido em dois painéis temáticos. No primeiro estará em abordagem "o enquadramento legal e organizacional no âmbito da Lei do Desporto e da Lei das Associações Desportivas", enquanto no segundo painel serão abordadas as "novas formas de financiamento do desporto".

O encontro prevê reunir pouco mais de 200 participantes, entre deputados, governantes, dirigentes desportivos ligados a federações e clubes, patrocinadores, jornalistas e outros agentes desportivos. O workshop vai ter como prelectores individualidades ligadas ao sector dos desportos, especifica a nota.

Há cerca de dois anos a Assembleia Nacional aprovou as leis do Desporto e das Associações Desportivas, já em vigor.

De realçar que a crise que se verifica no país incide sobre o desporto angolano de várias formas, sendo mais visíveis as desistências de competições por parte de clubes e as limitações nas preparações das selecções nacionais.

O mais recente exemplo destes efeitos da crise notou-se aquando da preparação da missão olímpica angolana para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016 em que exceptuando a judoca Antónia de Fátima "Faia", nenhum outro atleta beneficiou de estágio pré-competitivo.
S.C