Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Assembleia vai agendar eleições

Silva Cacuti - 28 de Maio, 2016

Reunião magna vai aprovar hoje o novo projecto do Estatutos da Federação

Fotografia: Mota Ambrôsio

Sem Pedro Godinho na corrida ao cadeirão máximo, os eventuais candidatos ficam a saber hoje a data da realização do pleito eleitoral na Federação Angolana de Andebol (Faand) para o mandato 2016/2020. A marcação da data das eleições vai ser um dos temas mais aguardado da Assembleia-geral Ordinária da Faand que decorre, a partir das 9h00, no anfiteatro da Galeria dos Desportos, em Luanda.

A par da indicação da data para a renovação de mandatos, os associados vão criar a Comissão Eleitoral que deve dirigir o processo. Como é prática, em anos de Jogos Olímpicos, a renovação de mandados no órgão federativo deve acontecer apenas após a participação da selecção na maior reunião desportiva do planeta, no caso Rio de Janeiro'2016.

Pedro Godinho, que cumpre o seu segundo mandato, embora possa ainda se candidatar (Lei das Associações Desportivas prevê até quatro mandatos), anunciou que não seria candidato à própria sucessão. Até o momento não saíram da "toca" os nomes daqueles que cobiçam o lugar.

Camilo Ceita, que perdeu para Pedro Godinho no primeiro mandato deste, está impedido, à luz da Lei do Desporto (art.55), de o fazer, por ser o PCA do Instituto Nacional de Estatística. Bráulio de Brito, derrotado por Pedro Godinho no segundo mandato, está a presidir o Ferroviário de Luanda e para se candidatar teria de abdicar da presidência daquele clube.

Ilídio Cândido, vice-presidente de Godinho nestes mandatos, nunca fez pronunciamentos virados para a intenção de assumir o cadeirão máximo.

Antes da abordagem ao processo eleitoral, a magna assembleia vai apreciar e aprovar os relatórios e contas de 2015, também o relatório de actividades de 2015. A discussão e aprovação do projecto de Estatutos da Faand, segundo o programa do encontro que consta do comunicado da Faand chegado à nossa redacção, vai merecer a atenção dos presentes.

Do programa em referência não consta abordagem ao estado de preparação do país para o XXII Campeonato Africano seniores feminino que o país acolhe de 27 de Novembro a sete de Dezembro do corrente.