Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Associação homenageia Pepino

João francisco - 17 de Agosto, 2015

Alberto Silva

Fotografia: joão Francisco

O primeiro Grande Prémio Pepino em ciclismo sai às ruas da cidade de Benguela entre os dias 21 e 23 do corrente mês em homenagem ao ciclista angolano Alberto Silva, pelo feito prestado ao desporto angolano. O evento promovido pela Associação Provincial de Ciclismo de Benguela em colaboração com a Federação Angolana de Ciclismo associa-se ao 94º aniversário natalício do desportista veterano a ser celebrado a 24 de Outubro próximo.

Alberto Silva, conhecido por Pepino, tem sido a principal individualidade desportiva que mantêm viva a chama do desenvolvimento do desporto, em particular, o ciclismo, na província de Benguela. Apesar de tardia, o veterano ciclista merece a homenagem, segundo os organizadores.Constam das façanhas do ciclista "ancião" duas "aventuras" em cima da bicicleta entre as cidades de Benguela e de Luanda. Na segunda, Alberto Silva entregou uma correspondência ao mais alto mandatário da nação, o Presidente José Eduardo dos Santos, pelo contributo à Paz em Angola.

Em 2009, em representação de Angola, Pepino participou pela primeira vez nos Jogos Seniores dos Estados Unidos, em São Francisco, Califórnia, um evento considerado de "Olimpíada da terceira idade". A competição é destinada aos antigos atletas olímpicos dos 50 aos 100 anos. Com espírito de missão, no Estado mais poderoso do Mundo, Alberto Silva colocou a bandeira de Angola entre as centenas de diferentes países.

A estreia de Pepino na competição norte-americana mostrou ao mundo que Angola estava a atravessar o melhor período de graça, com circulação de pessoas e bens em toda a extensão territorial. O espectro da guerra que grassou o país durante quase três décadas era coisa do passado.Em Junho e Agosto de 2013, Alberto Silva "Pepino", aos 91 anos de idade, surpreendeu à organização da Olimpíada da terceira idade, nos EUA, ao arrebatar duas medalhas de ouro nas provas de 20 e 40 quilómetros.

A imprensa local rendeu-se aos pés do veterano angolano.Alberto Silva "Pepino" representou o país nos "Jogos Seniores" imbuído de slogans: "O desporto é um direito de todo o povo" e "Angola é um país de desporto". O primeiro é da autoria do ex-presidente António Agostinho Neto e a segunda do actual chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

CONVITE
Ciclista na Assembleia Nacional


A convite do presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó", Alberto Silva "Pepino" marcou presença, pela primeira vez, no passado dia 14 do corrente, no encerramento do ano legislativo referente a III Legislatura da Assembleia Nacional.No final do evento, o ciclista veterano tornou-se no foco das atenções dos deputados.

Alberto Silva travou uma conversa amena e de cordialidade com Fernando da Piedade Dias dos Santos, que o agradeceu pela presença e pelos feitos em nome de Angola. Outros deputados posaram com Pepino e tiraram alguns "selfes". A oportunidade foi de alegria. Alguns comentários apontaram que estar diante de "um mais velho de 93 anos de idade", que pedala três dias por semana, numa distância entre Benguela e Lobito e vice-versa, é "ouro sobre azul".

"O mais velho Pepino conhece a receita de envelhecer bem com saúde. E estar com ele, é sempre motivo de beber a experiência e ouvir os conselhos", disse um dos deputados.Alberto Silva foi também recebido pelo Presidente do Comité Olímpico Angolano, Gustavo da Conceição, e outros membros da Comissão Executiva do COA.

No quadro de visitas, Pepino percorreu a Galeria dos Desportos sob condução de Raimundo Ricardo, director do espaço, e apresentou cumprimentos de cortesia ao Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, que se encontrava em trabalho no local. O desportista ancião reencontrou-se também com João Madeira, veterano de 91 anos de idade e funcionário sénior da Federação Angolana de Andebol. Os dois anciãos dialogaram sobre a família, uma vez que o segundo é afilhado de casamento do primeiro.

Depois de tomar conhecimento sobre a funcionalidade da Federação Angolana de Basquetebol, Alberto Silva "Pepino" manteve um encontro com a Administradora para as Relações Públicas e Institucionais da Edições Novembro EP, Sara Fialho, na baixa de Luanda. Em visita guiada pelo Administrador para a Área Editorial, Filomena Manaças, Pepino recebeu informações sobre as diversas áreas de trabalho.